PROFESSORA MARIA RUTH DE SOUSA: TRAJETÓRIA DE UMA DOCENTE EM TEMPOS DE DITADURA (1970-1985)
Resumo
A reconstrução de trajetórias docentes nos anos de 1970 a 1985, durante a ditadura civil-militar, configura-se como importante investigação para a escrita da história da educação e da docência. Vale ressaltar, que nesse momento histórico, processos de formação profissionais e práticas pedagógicas foram construídos e desconstruídos, configurando-se a educação de maneira funcional e autoritária, controlada e controladora. Assim, as experiências educacionais desenvolvidas no período estavam fundamentadas no tecnicismo pedagógico, que tinha como princípios a racionalidade, a eficiência e a produtividade, com a intenção do máximo resultado com o mínimo dispêndio. A não duplicação de meios para fins idênticos passam a ser incorporados na legislação educacional, desenhando-se uma orientação produtivista da educação com força legislativa. (SAVIANI, 2008). Nesse contexto, houve modificações no perfil docente, colocando-se desafios para o exercício professoral, tanto no plano teórico como no plano prático: na metodologia, na utilização de recursos, etc., contribuindo para o surgimento de novas formas de ensinar e de aprender, como também novas configurações de identidades docentes. O artigo tem como objetivo compreender a profissão docente a partir da história de vida da professora Maria Ruth de Sousa, tomando como referência o período de 1970 a 1985, no qual a professora atuou em sala de aula e desenvolveu sua prática pedagógica. O trabalho utiliza-se da abordagem biográfica, que coloca em conexão a vida pessoal e a vida profissional, a vida e a história, fazendo “reaparecer os sujeitos face às estruturas e aos sistemas, a qualidade face à quantidade, a vivência face ao instituído” (NÓVOA, 1995, p. 18). Na construção do trabalho, foram utilizadas fontes escritas (documentais, bibliográficos) e iconográficas, encontradas em instituições públicas e no acervo pessoal da professora. São notáveis as contribuições das histórias de vida para a reflexão sobre a prática e a profissão docente, para a compreensão da profissão em determinada conjuntura histórica.
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