FRACASSO ESCOLAR E LEITURA: questões sociopolíticas e emocionais

Autores

  • Vilmária Fernandes Sales Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O fracasso escolar tem sido estudado sob variados enfoques e ainda se constitui um dos grandes problemas educacionais. Apesar de mudanças políticas, pedagógicas, curriculares e de avaliação, ainda o fenômeno persiste, necessitando vários olhares e intervenções para compreendê-lo e enfrentá-lo. Trata-se de um fenômeno complexo e multifacetado daí porque discorremos sobre diferentes concepções a exemplo da sócio-política e emocional. Esse trabalho objetiva refletir o fracasso escolar no modelo como hoje é introduzido sob forma estatística ou o que a criança não aprendeu principalmente no tocante ao processo de aquisição da leitura. A revisão crítica se pauta nos estudos de Maria Helena Souza Patto e Bernard Charlot que elaboram uma visão que tentam desmistificar o fracasso como um fenômeno cuja responsabilidade é da criança pobre e de sua família.

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Biografia do Autor

Vilmária Fernandes Sales, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

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Publicado

2017-08-15

Como Citar

SALES, V. F. FRACASSO ESCOLAR E LEITURA: questões sociopolíticas e emocionais. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 149–172, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/35545-82372. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Psicologia da Educação