CAMPUS RIO VERDE DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO: MEIO SÉCULO DE ENSINO PROFISSIONAL AGRÁRIO NO SUDOESTE DE GOIÁS

Autores

  • Adaildes Bispo Dourado Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Lúcia Helena de Medeiros Moreira Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

RESUMO: O presente texto resulta de uma análise sócio-histórica dos cinquenta anos do Campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano, que oferece educação profissional voltada ao setor agrário desde a década de 60. Embora a reflexão permeie toda a existência da instituição, o relevo da análise está entre meados dos anos 1990 e final dos anos 2000, intervalo que compreende importantes modificações na oferta de ensino técnico de nível médio nas escolas de ensino profissional no âmbito federal e o período de criação de cursos de graduação e pós-graduação nessas mesmas instituições, que chegam com a expansão da Rede de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, da qual fazem parte os Institutos Federais.  A análise tem como pano de fundo a vocação econômica do município de Rio Verde, predominantemente voltada para o setor agropecuário. Desse modo, buscou-se compreender e analisar a intencionalidade das políticas públicas para o ensino profissional, buscando compreender o modelo, agora vigente. Documentos de criação de cursos, diretrizes curriculares, leis e decretos que regulamentam as políticas educacionais para o ensino profissional, documentos editados por organismos estrangeiros que tratam das políticas educacionais e dados econômicos da região abstraídos dos arquivos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) compõem as fontes analisadas. Esses elementos articulados entre si e fundamentados por teóricos que discutem a educação profissional no Brasil levam a constatação de que, mesmo apresentando alguns avanços, a nova institucionalidade ainda persiste na histórica dualidade estrutural da educação profissional, que separa a formação de trabalhadores técnicos e formação de intelectuais.

 

PALAVRAS-CHAVE: educação profissional; Institutos Federais, políticas públicas

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Biografia do Autor

Adaildes Bispo Dourado, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Mestranda em Programa de Pós-Graduação em Educação.

Lúcia Helena de Medeiros Moreira Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Docente da Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Ciencias Integradas do Pontal. Coordenadora do PIBID/Pedagogia, Área Alfabetização I. Membro do Nufope - Formação de Professores e Práticas Educativas e membro do GEPPOPE Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas Publicas Educacionais . Professora colaboradora e orientadora no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Jatai, na Linha de pesquisa Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores Educação Formação do Professor; Políticas de Formação de Professores; Avaliação; Políticas de Avaliação da Educação; Políticas Públicas da Educação Básica; Educação Democrática.

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

DOURADO, A. B.; OLIVEIRA, L. H. de M. M. CAMPUS RIO VERDE DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO: MEIO SÉCULO DE ENSINO PROFISSIONAL AGRÁRIO NO SUDOESTE DE GOIÁS. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 73–87, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/37996. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

História das instituições e práticas educativas