CAMPUS RIO VERDE DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO: MEIO SÉCULO DE ENSINO PROFISSIONAL AGRÁRIO NO SUDOESTE DE GOIÁS
Resumo
RESUMO: O presente texto resulta de uma análise sócio-histórica dos cinquenta anos do Campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano, que oferece educação profissional voltada ao setor agrário desde a década de 60. Embora a reflexão permeie toda a existência da instituição, o relevo da análise está entre meados dos anos 1990 e final dos anos 2000, intervalo que compreende importantes modificações na oferta de ensino técnico de nível médio nas escolas de ensino profissional no âmbito federal e o período de criação de cursos de graduação e pós-graduação nessas mesmas instituições, que chegam com a expansão da Rede de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, da qual fazem parte os Institutos Federais. A análise tem como pano de fundo a vocação econômica do município de Rio Verde, predominantemente voltada para o setor agropecuário. Desse modo, buscou-se compreender e analisar a intencionalidade das políticas públicas para o ensino profissional, buscando compreender o modelo, agora vigente. Documentos de criação de cursos, diretrizes curriculares, leis e decretos que regulamentam as políticas educacionais para o ensino profissional, documentos editados por organismos estrangeiros que tratam das políticas educacionais e dados econômicos da região abstraídos dos arquivos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) compõem as fontes analisadas. Esses elementos articulados entre si e fundamentados por teóricos que discutem a educação profissional no Brasil levam a constatação de que, mesmo apresentando alguns avanços, a nova institucionalidade ainda persiste na histórica dualidade estrutural da educação profissional, que separa a formação de trabalhadores técnicos e formação de intelectuais.
PALAVRAS-CHAVE: educação profissional; Institutos Federais, políticas públicas
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Referências
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