EDUCAÇÃO HOSPITALAR: UM BREVE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA PARANAENSE
Resumo
Resumo:
O presente texto visa apresentar um breve histórico da trajetória brasileira em Educação Hospitalar, trazendo como foco a história da educação em hospitais do Brasil e do Paraná, tendo como o referencial teórico de pesquisa os estudos realizados durante o Mestrado Profissional em Letras (Profletras) na Universidade Estadual do Norte do Paraná e do processo de concepção e implantação do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização do Paraná (SAREH) desenvolvidos por Menezes (2004, 2007). Trata-se de um levantamento bibliográfico que aponta para a atuação docente em um contexto diferenciado e múltiplo, apoiado em Fonseca (1999, 2015); Menezes (2004, 2010); Paula (2004, 2010) o estudo possibilita historicizar a prática escolar em ambiente hospitalar em uma perspectiva histórica e legal em nível nacional e estadual.
Downloads
Referências
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990.
BRASIL. Resolução N° 41/1995 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002.
______. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002.
CARREIRA, Denise. O Direito à educação e a cultura em hospitais: caminhos e aprendizagens do Pequeno Príncipe. Curitiba, Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, 2016.
FONSECA, Eneida Simões. Atendimento pedagógico-educacional para crianças e jovens hospitalizados: realidade nacional. Brasília, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999.
_____. Atendimento escolar em ambiente hospitalar. 2ª ed. São Paulo, Mennon, 2008.
_____. O papel do professor no ambiente hospitalar e a inter-relação da equipe pedagógica com a equipe de saúde e a família da criança hospitalizada. In: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Núcleo de Apoio ao Sareh. Curitiba: Seed-PR., 2010. – 140 P. - (Cadernos temáticos).
______. Relação Nominal das Escolas em Hospitais no Brasil. Rio de Janeiro, UERJ, 2015.
MENEZES, Cinthya Vernize Adachi. A necessidade da formação do pedagogo para atuar em ambiente hospitalar: um estudo de caso em enfermarias pediátricas do hospital de clínicas, 2004. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
_____. MENEZES, Cintia Vernizi Adachi de. Serviço de atendimento à rede de escolarização hospitalar: o caráter inovador na construção de uma política pública no estado do Paraná. In: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Núcleo de Apoio ao Sareh. Curitiba: Seed-PR., 2010. – 140 P. - (Cadernos temáticos).
MEZZONO, Augusto Antônio.et al. Fundamentos da Humanização Hospitalar: uma versão multiprofissional. São Paulo: Loyola 2003.
PAULA, Ercília M. A. T. de. Educação, diversidade, esperança: a práxis pedagógica no contexto da educação hospitalar. Salvador: UFBA, 2004. Tese de doutorado.
_____. Educação nos hospitais: necessidade de discussão desse cenário educativo na formação de professores. In: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Núcleo de Apoio ao Sareh. Curitiba: SEED - PR., 2010. – 140 P. - (Cadernos temáticos).
PETERS, Itamara. Letramentos em língua portuguesa: um estudo de caso na educação hospitalar do Paraná. 2016. 268f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.