FORMAÇÃO DO PROGRAMA PIBID: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Jéssica Lima Cassiano Graduada em Pedagogia, campus III, da Universidade Federal da Paraíba
  • Adriege Matias Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação, do campus I, da Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPB. http://orcid.org/0000-0001-6621-1861

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo o programa PIBID. O objetivo consistiu em analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no programa que contribuíram para a formação inicial de acadêmicos do curso de Pedagogia. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram Tardif e Lessard (2009), Sacristán (1999) e Zabala (1998). A perspectiva do fenômeno estudado levou a escolha de uma análise discursiva com elementos explicativos partindo das narrativas dos sujeitos que compõem a amostra desta pesquisa. A investigação envolveu três acadêmicos bolsistas, dois supervisores, dois professores regentes de sala de aula (que acompanharam os acadêmicos) e dois coordenadores do subprojeto.  Utilizaram-se as observações e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Ressalta-se que a entrevista utilizada neste trabalho foi a episódica por “facilitar a apresentação da experiência em uma forma geral e comparativa, ao mesmo tempo em que assegura que essas situações e episódios sejam contados em sua especificidade” (FLICK, p. 172).  Para análise optou-se pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) que foi disposta em três fases: a pré-análise; a exploração do material que consistiu na codificação e categorização; e o tratamento dos resultados, composto de inferências e interpretações. Como resultado destaca-se a amplitude e importância do programa para a preparação da carreira docente. Infere-se que uma prática pedagógica bem sucedida e elaborada se antecede de pesquisa e estudos por parte do docente, através da ação-reflexão-ação, contextualizando os conteúdos geradores a partir da realidade e diversidade de cada educando conforme ações desenvolvidas no programa.

 Palavras-chave: Prática pedagógica. PIBID. Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação, do campus I, da Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPB.

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação e do Programa do  de Pós-Graduação em Educação/UFPB.

Downloads

Publicado

2018-05-08

Como Citar

CASSIANO, J. L.; MATIAS RODRIGUES, A. .; RODRIGUES, A. C. da S. FORMAÇÃO DO PROGRAMA PIBID: UM ESTUDO DE CASO. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 194–212, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/39529. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Sociologia da Educação