FORMAÇÃO DO PROGRAMA PIBID: UM ESTUDO DE CASO

  • Jéssica Lima Cassiano Graduada em Pedagogia, campus III, da Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação, do campus I, da Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPB. http://orcid.org/0000-0001-6621-1861

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo o programa PIBID. O objetivo consistiu em analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no programa que contribuíram para a formação inicial de acadêmicos do curso de Pedagogia. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram Tardif e Lessard (2009), Sacristán (1999) e Zabala (1998). A perspectiva do fenômeno estudado levou a escolha de uma análise discursiva com elementos explicativos partindo das narrativas dos sujeitos que compõem a amostra desta pesquisa. A investigação envolveu três acadêmicos bolsistas, dois supervisores, dois professores regentes de sala de aula (que acompanharam os acadêmicos) e dois coordenadores do subprojeto.  Utilizaram-se as observações e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Ressalta-se que a entrevista utilizada neste trabalho foi a episódica por “facilitar a apresentação da experiência em uma forma geral e comparativa, ao mesmo tempo em que assegura que essas situações e episódios sejam contados em sua especificidade” (FLICK, p. 172).  Para análise optou-se pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) que foi disposta em três fases: a pré-análise; a exploração do material que consistiu na codificação e categorização; e o tratamento dos resultados, composto de inferências e interpretações. Como resultado destaca-se a amplitude e importância do programa para a preparação da carreira docente. Infere-se que uma prática pedagógica bem sucedida e elaborada se antecede de pesquisa e estudos por parte do docente, através da ação-reflexão-ação, contextualizando os conteúdos geradores a partir da realidade e diversidade de cada educando conforme ações desenvolvidas no programa. Palavras-chave: Prática pedagógica. PIBID. Formação docente.

Biografia do Autor

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação, do campus I, da Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPB.
Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação e do Programa do  de Pós-Graduação em Educação/UFPB.
Publicado
2018-05-08
Como Citar
Cassiano, J. L., & Rodrigues, A. C. da S. (2018). FORMAÇÃO DO PROGRAMA PIBID: UM ESTUDO DE CASO. Revista Educare, 2(2), 194-212. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/39529
Seção
Sociologia da Educação