Arquivos e Fontes em História da Educação: relato de pesquisas
Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar relatos de pesquisas realizados em arquivos e fontes pertencentes à maçonaria que contribuíram para o campo da história da educação brasileira. Nossa trajetória de pesquisa empreendida em vários arquivos desde 2007 até 2018 ajuda-nos a entender os limites e possibilidades de tais arquivos e fontes. A renovação de práticas de pesquisa e o novo arsenal teórico metodológico em termos de estudos relacionados ao campo da história da educação a partir dos arquivos não escolares constituem um desafio para o pesquisador e contribuem na compreensão de outros agentes sociais que se envolveram na organização de escolas.
Palavras-chave: Maçonaria, Arquivos, Educação.
Downloads
Referências
BARATA, Alexandre Mansur. Luzes e Sombras: a ação da maçonaria brasileira (1870 – 1910). Campinas: Editora da Unicamp, 1999.
BOURDIEU, Pierre . A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Cia da Letras, 1990.
CODATO, Adriano. Metodologias para a identificação de elites: Três exemplos clássicos. In.: Como estudar elites. Editora: UFRP, 2015
CHARLE, Christophe. Prosopography (Collective Biography) In: International Encyclopedia of the Social and Behavioral Sciences, Oxford, Elsevier Science Ltd, 2001, vol. 18, p. 12236-12241.
CHARLE, C. A prosopografia ou biografia coletiva: balanço e perspectivas. In. HEINZ, F. M. Por outra história das elites. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, pp. 41-53
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (dir.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: Unesp, 2004.
GIUSTI, Antonio. A Maçonaria no Estado de São Paulo. São Paulo; 1912-1932.
FRAGA, Andréia Silva de. O Estudo e sua materialidade: Revista das alunas-mestras da Escola Complementar/Normal de Porto Alegre/RS (1922-1931). Hist. Educ. (Online) Porto Alegre v. 17 n. 40 Maio/ago. 2013 p. 69-97
HEINZ, F. M. (org.). Por outra história das elites. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Unicamp, 2003.
MARTINS, Ana Luisa. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República, São Paulo (1890-1922). São Paulo: USP/Fapesp, 2008.
MILLS, C. W. The Power Elite. New York: Oxford University Press, 1956
MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. O Ideário Republicano e a Educação: o colégio “Culto Ciência” de Campinas. Uma contribuição para a História das Instituições. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 1990.
MOREL, Marco; SOUZA, Françoise Jean de O. O poder da maçonaria. A história de uma sociedade secreta no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, 259p.
MOREL, Marco. As Transformações dos Espaços Públicos – Imprensa, Atores Políticos e Sociabilidades na Cidade Imperial (1820-1840). Ed. Hucitec, São Paulo, 2005.
NICOLOSO, Fabrício Rigo. Fazer-se elite em Santa Maria – RS: Os imigrantes alemães entre estratégias políticas e sociais – 1830/1931. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, 2013.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: tomo III. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Papirus, 1997.
SILVA, I. B. da. A cidade, a igreja e a escola: relações de poder entre maçons e presbiterianos em Sorocaba na segunda metade do século XIX. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
VALENCIANO, Tiago. O Compasso, o Esquadro e a Ordem discreta: Perfil sociológico dos Grão-Mestres da Maçonaria Paraense. Curitiba, Revista NEP, v.2, n. 2, p. 221-239, 2016.
VIDAL, Diana Gonçalves. Apresentação do dossiê arquivos escolares: desafios à prática e à pesquisa em História da Educação. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 10, p. 71-73, jul./dez, 2005
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.