Arquivos e Fontes em História da Educação: relato de pesquisas

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar relatos de pesquisas realizados em arquivos e fontes pertencentes à maçonaria que contribuíram para o campo da história da educação brasileira. Nossa trajetória de pesquisa empreendida em vários arquivos desde 2007 até 2018 ajuda-nos a entender os limites e possibilidades de tais arquivos e fontes. A renovação de práticas de pesquisa e o novo arsenal teórico metodológico em termos de estudos relacionados ao campo da história da educação a partir dos arquivos não escolares constituem um desafio para o pesquisador e contribuem na compreensão de outros agentes sociais que se envolveram na organização de escolas. Palavras-chave: Maçonaria, Arquivos, Educação.

Biografia do Autor

Ivanilson Bezerra da Silva, Universidade Brasil (Faculdade de Tietê)
Pós doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Diretor da Faculdade de Tietê (Universidade Brasil).

Referências

BARATA, Alexandre Mansur. Luzes e Sombras: a ação da maçonaria brasileira (1870 – 1910). Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

BOURDIEU, Pierre . A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Cia da Letras, 1990.

CODATO, Adriano. Metodologias para a identificação de elites: Três exemplos clássicos. In.: Como estudar elites. Editora: UFRP, 2015

CHARLE, Christophe. Prosopography (Collective Biography) In: International Encyclopedia of the Social and Behavioral Sciences, Oxford, Elsevier Science Ltd, 2001, vol. 18, p. 12236-12241.

CHARLE, C. A prosopografia ou biografia coletiva: balanço e perspectivas. In. HEINZ, F. M. Por outra história das elites. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, pp. 41-53

CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (dir.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: Unesp, 2004.

GIUSTI, Antonio. A Maçonaria no Estado de São Paulo. São Paulo; 1912-1932.

FRAGA, Andréia Silva de. O Estudo e sua materialidade: Revista das alunas-mestras da Escola Complementar/Normal de Porto Alegre/RS (1922-1931). Hist. Educ. (Online) Porto Alegre v. 17 n. 40 Maio/ago. 2013 p. 69-97

HEINZ, F. M. (org.). Por outra história das elites. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Unicamp, 2003.

MARTINS, Ana Luisa. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República, São Paulo (1890-1922). São Paulo: USP/Fapesp, 2008.

MILLS, C. W. The Power Elite. New York: Oxford University Press, 1956

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. O Ideário Republicano e a Educação: o colégio “Culto Ciência” de Campinas. Uma contribuição para a História das Instituições. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 1990.

MOREL, Marco; SOUZA, Françoise Jean de O. O poder da maçonaria. A história de uma sociedade secreta no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, 259p.

MOREL, Marco. As Transformações dos Espaços Públicos – Imprensa, Atores Políticos e Sociabilidades na Cidade Imperial (1820-1840). Ed. Hucitec, São Paulo, 2005.

NICOLOSO, Fabrício Rigo. Fazer-se elite em Santa Maria – RS: Os imigrantes alemães entre estratégias políticas e sociais – 1830/1931. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, 2013.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: tomo III. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Papirus, 1997.

SILVA, I. B. da. A cidade, a igreja e a escola: relações de poder entre maçons e presbiterianos em Sorocaba na segunda metade do século XIX. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

VALENCIANO, Tiago. O Compasso, o Esquadro e a Ordem discreta: Perfil sociológico dos Grão-Mestres da Maçonaria Paraense. Curitiba, Revista NEP, v.2, n. 2, p. 221-239, 2016.

VIDAL, Diana Gonçalves. Apresentação do dossiê arquivos escolares: desafios à prática e à pesquisa em História da Educação. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 10, p. 71-73, jul./dez, 2005

Publicado
2019-03-05
Como Citar
Silva, I. B. da. (2019). Arquivos e Fontes em História da Educação: relato de pesquisas. Revista Educare, 3(1), 3-18. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/40406
Seção
História da Educação