A INCORPORAÇÃO DOS SINAIS DA INCERTEZA NA EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCEITO DE MEDO LÍQUIDO DE BAUMAN
Resumo
O presente ensaio é resultado de discussões realizadas no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior – GEPES/UPF no ano de 2017 e discute a incorporação dos sinais da incerteza presentes no cenário do século XXI na educação. O medo e a insegurança potencializados na modernidade se tornaram centrais para a definição comportamental dos indivíduos, na reestruturação das instituições e no planejamento de novos negócios e ações sustentáveis para o futuro. Neste contexto, a escritura investigativa pretende aproximar o conceito de medo líquido de Bauman com a educação, como pressuposto reflexivo para entender como as instituições educacionais estão incorporando os sinais de incerteza por meio do aparelhamento protetivo. De tal forma, cabe responder a seguinte pergunta: Quais as consequências pedagógicas da incorporação da incerteza para as experiências formativas dos alunos? Para responder a essas inquietações realizamos uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental tomando como ponto de partida os escritos do pensador contemporâneo Bauman (2008, 2009). Assim, no decorrer do trabalho situamos como a educação foi incorporando os sinais de incerteza próprios da modernidade a partir do conceito de medo líquido desenvolvido por Bauman.
Palavras-chave: Educação. Formação. Incerteza. Medo líquido.
Downloads
Referências
APÓS tiroteios e assassinato, escola de Porto Alegre terá só duas horas de aulas por turno. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2016/03/
apos-tiroteios-e-assassinato-escola-de-porto-alegre-tera-so-duas-horas-de-aulas-por-turno-5612988.html. Acesso em 18 de abril de 2018.
BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. 2.ed.rev. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
_________________. Medo líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a outra modernidade. 2.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1986. P. 34.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de dezembro de 2016. Disponível em: camara.leg.br/legin/fed/emecon/2016/emendaconstitucional-95-15-dezembro-2016-784029-publicacaooriginal-151558-pl.html. Acesso em: 10 de mai. 2018
BRASIL. Decreto nº 9.288, de fevereiro de 2018. Disponível em: camara.leg.br/legin/fed/decret/2018/decreto-9288-16-fevereiro-2018-786175-publicacaooriginal-154875-pe.html. Acesso em: 20 de março. 2018
CHARLOT, Bernard. Da relação com o Saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
COM aumento da violência, número de blindagens de carros subiu 43% no Rio. Acessado em 16 de abril de 2018. Endereço: oglobo.globo.com/rio/com-aumento-da-
violência-número-de-blindagens-de-carros-subiu-43-no-rio- 0384276#ixzz5DcUerHbN.
DIGIACOMO, Murilo José. Violência nas escolas: sugestões para o enfrentamento do problema. Ministério Público do Paraná. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/pagina-830.html. Acesso em 15 de abril de 2018.
BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 1997
ELLIN, Nan. Good Urbanism: six steps to creating prosperous place. Utah: Island Press, 2002.
SOUZA, Mirian Rodrigues. Violência nas escolas: causas e consequências. Revista brasileira de sociologia do Direito, n. 2, p. 119-136, 2008.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.