A filosofia em cursos de Pedagogia no Brasil

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Resumo

O presente artigo tratou de identificar quais são as concepções de filosofia em que os cursos de Pedagogia no Brasil estão fundamentados. Embora haja discussões sobre a filosofia na educação, a singularidade discutida por meio de pesquisa empírica, analisada na revisão de literatura e em Projetos Pedagógicos de Pedagogia, não foi objeto de estudo e justifica a importância do artigo para a educação, sobretudo para a formação de professores. Desse modo, o método da pesquisa se desenvolveu, primeiramente, por meio da literatura de dez trabalhos acadêmicos retirados do Portal de Periódicos da CAPES, com a intenção de proporcionar breve compreensão acerca da realidade da prática docente no Brasil. Posteriormente, foi realizada uma análise documental de 15 Projetos Pedagógicos de cursos de Pedagogia, cuja seleção foi devida ao melhor desempenho das instituições no ENADE, a fim de que houvesse uma interpretação e compreensão das fundamentações filosóficas desses cursos. Por fim, os resultados desses dois processos identificaram duas concepções que subsidiam os cursos: a pragmatista e a marxista, respectivamente. Em que pese o fato de que o uso de autores como John Dewey e Karl Marx, bases teóricas das perspectivas encontradas, não se encontram explícitas em alguns Projetos, argumentou-se que são os principais autores que fundamentam a filosofia dos cursos estudados.

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Biografia do Autor

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Samuel Mendonça é Professor Titular, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas), ao Programa de Pós-graduação em Direito, Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa Direitos Humanos e Políticas Públicas, grupo de pesquisa Direito e Realidade Social (CNPq/PUC Campinas) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista Produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pós-doutorando do Departamento de Economia da Educação da FE-USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Ton University, China, em 2014. Desenvolveu atividades como Professor Visitante na PUC Peru, em 2013 e em 2018. Foi professor de Filosofia na Educação Básica, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, nas redes pública e privada, por 5 anos. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Foi Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018). Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015). Foi Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas em 2 mandatos, de 2010 a 2018. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cento de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de 2006 a 2010. Participou de eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos ou proferiu conferências em diferentes países, como Estados Unidos da América, China, Etiópia, República Tcheca, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e México. É Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2018-2020), membro da ABRADE - Associação Brasileira de Direito Educacional, Associado e Avaliador ad hoc do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI e participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. É autor dos livros Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement (Maryland: GlobalSouth, 2018) e Projeto e Monografia Jurídica (Campinas: Millennium, 2009).

Andressa Gotierra, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2017). Bolsista Capes (2015/2017). Cursou disciplina como aluna especial no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014). Foi bolsista de Iniciação Científica - CNPq (2013/2014 e 2012/2013). Atuou na educação infantil como assistente de classe no Sant'Anna International School no currículo internacional e na creche da Unicamp. No ensino fundamental atuou como monitora de aprendizagem no Colégio Visconde de Porto Seguro e como educadora no Programa Mais Educação do Governo Municipal de Campinas.

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

MENDONÇA, S.; GOTIERRA, A. A filosofia em cursos de Pedagogia no Brasil. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 3, n. 2, p. 27 páginas, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/46544. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Filosofia da Educação