Os jornais como recurso metodológico para o ensino-aprendizagem sobre afro-brasileiros

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Resumo

Este artigo apresenta estudos que vêm sendo realizados junto ao Projeto Afro-brasileiro em jornais impressos paraibanos: uma proposta pedagógica afrocêntrica. Temos por objetivo apresentar, sob a perspectiva da semiótica, a imagem dos negros nos jornais e o uso desses impressos no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, utilizaremos os jornais impressos A União, do ano de 1970, com ênfase nas imagens e notícias que referenciavam o povo negro no Estado da Paraíba, durante a ditadura militar, para constatar como a imagem do negro foi associada aos cadernos de esporte, religião, cultura, sociedade e reportagens policiais, e se nesses espaços predominaram a imagem negativa e qual a participação ativa do negro na sociedade. Tais constatações servirão para identificar qual o lugar que os negros ocuparam nos impressos paraibanos, como também possibilitar o despertar do olhar crítico sobre a mídia que apresenta as informações a partir de um determinado modelo social. A elaboração do artigo conta com a contribuição teórica de Asante (2009), Lima (2017), Schimidt e Caineli (2004), Santaella (1983), dentre outros. Por fim, consideramos que os estudos na perspectiva da semiótica são pouco explanados, e que esta metodologia possibilita estudar do ponto de vista histórico e para fins educativos a contribuição dos negros no Brasil, assim como sugerido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 20 de dezembro de 1996 e na Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003.

Palavras-chave: Afro-brasileiro, Impressos, Proposta pedagógica.

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Biografia do Autor

Alba Calado Wanderley, UFPB

UFPB-CE-DFE

Walquíria Januario Cavalcante, UFPB

Pedagogia-UFPB-CE

Thais Gomes de Vasconcelos, UFPB

Pedagogia-CE-UFPB

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

WANDERLEY, A. C.; JANUARIO CAVALCANTE, W.; Gomes de Vasconcelos T. Os jornais como recurso metodológico para o ensino-aprendizagem sobre afro-brasileiros. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 3, n. 2, p. 15 páginas, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/47456. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo