Violências contra o outro: o silêncio em sala de aula
Resumo
O presente artigo traz reflexões sobre as diversas violências que se avolumam cotidianamente no contexto de vida de uma significativa parcela da população brasileira, porém, ainda está escasso o tratamento deste sério problema para a vida de todos os seres vivos. Surgiu a problemática: como estão sendo interpretadas as questões das violências por alguns docentes, e se/como a abordam em sala de aula? Os variados meios de comunicação exploram à exaustão o tema em programas televisivos sensacionalistas, por meio de jornais, da internet e da vivência de muitas pessoas que estão em situação de risco. cinco docentes participaram desta pesquisa, duas atuam em um presídio feminino, duas atuam em Organizações Não Governamentais que dão assistência a famílias sem teto, e uma é professora de uma rede municipal no interior de Pernambuco. É um trabalho interpretativo, hermenêutico. Os autores que sustentam os argumentos são Lévinas, Byung-Chul Han e Paulo Freire. Os resultados demonstram que os professores preferem trabalhar os conteúdos previstos pelos programas de ensino sem articulá-los ao contexto social pelo qual o país está passando, portanto, o silêncio ainda tem mais poder do que o percurso do pensamento crítico.
Palavras-chaves: Violências. Silêncio. Práticas pedagógicasDownloads
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