Para uma história das contribuições teóricas da Psicologia para o campo da Educação Escolar brasileira

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Resumo

A Psicologia da Educação, que se apresenta como um dos fundamentos científicos da Educação e da prática pedagógica, compreende um extenso campo de estudo, contemplando diversos elementos inerentes ao fenômeno psicológico constitutivo do processo educativo e também como o processo educativo determina o fenômeno psicológico. No Brasil, os campos de conhecimento da Psicologia e da Pedagogia desenvolveram-se articuladamente, à medida que os saberes teóricos sobre desenvolvimento e aprendizagem foram sendo incorporados às práticas pedagógicas e as demandas pedagógicas foram se desdobrando em problemas e objetos de estudo da Psicologia, em uma relação dialética. Nessa perspectiva, o presente ensaio objetiva analisar o modo com que diferentes demandas sociais, em distintos momentos históricos, foram sendo elaboradas no campo da Psicologia, por meio de diversos constructos teóricos, bem como discutir algumas implicações teórico-práticas de diferentes ideias psicológicas, para o campo da Educação Escolar, a partir de um diálogo com o processo histórico de constituição da Psicologia da Educação no Brasil. Como desdobramentos desta análise, é possível perceber que, dada a fundamentação epistemológica e ontológica associada à cada referencial teórico, sua acolhida no campo da Educação escolar trouxe implicações diversas para as práticas realizadas nesses espaços, bem como para o modo como educadores e gestores compreendiam o estudante, seu processo de desenvolvimento e de aprendizagem, sua relação com a família e com o contexto social. Por fim, pretende-se, por meio deste olhar ensaístico sobre o objeto em tela, situar o caminho analítico que busca elucidar as intrínsecas relações entre a realidade e demandas sociais e a produção de conhecimento humano como uma importante ferramenta para um posicionamento crítico diante da diversidade teórica que compõe o campo da Psicologia da Educação no Brasil.

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Publicado

2020-07-16

Como Citar

DANTAS DE MEDEIROS, B. C.; PORTILHO DE LIMA, C.; MATIAS DE SOUSA ARAÚJO, T. . Para uma história das contribuições teóricas da Psicologia para o campo da Educação Escolar brasileira. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/53737. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS