A IMPORTÂNCIA DOS FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Resumo

Este paper apresenta aspectos que sinalizam a importância do ensino dos Fundamentos Sociológicos da Educação nos cursos de formação de professores(as). Os argumentos centram-se em três pressupostos: a) é imperativo se opor à tendência de superficialização dos conhecimentos escolares induzida pela Reforma do Ensino Médio; b) a universidade deve formar docentes-pesquisadores(as), especialmente de suas próprias práticas; c) é condição essencial no processo formativo docente a compreensão de teorias que inauguraram e influenciam perspectivas interpretativas da educação, da escola e dos agentes sociais que as conformam. Para tanto, é realizada, como base argumentativa, uma reflexão em torno da ideia de clássico e a sua importância para a formação docente, seguindo para o esboço da importância da oferta dos Fundamentos Sociológicos da Educação nas licenciaturas.

 

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Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutor em Sociologia pela USP;

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Ufal);

Docente do Centro de Edicação da Ufal;

Editor chefe da Revista Café com Sociologia;

Editor chefe da revista Latitude (Ufal);

Editor chefe da revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS);

Vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

BODART, C. das N. A IMPORTÂNCIA DOS FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/63185. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: TEMAS E DESAFIOS DOS FUNDAMENTOS DA