A educação de pessoas idosas: reflexões sobre a temática enquanto área de conhecimento
Resumo
O artigo em questão tem como objetivo discutir a educação de pessoas idosas a partir da noção de Educação ao Longo da vida, analisando este conceito e ainda refletir sobre como essa área vem sendo pensada e organizada enquanto área de conhecimento. O texto tem como base dados de uma pesquisa de doutorado realizada sobre a educação de pessoas acima de 60 anos, em um Centro de Referência da Pessoa Idosa de Minas Gerais. O estudo tem caráter qualitativo e contou com a pesquisa bibliográfica e análise de documental para a produção dos dados. A Educação ao Longo da Vida é um conceito que passou por algumas tensões ao longo dos anos, mas que se relaciona com a educação de idosos. No entanto, percebeu-se que tratar desse tema passa também por discutir qual o seu lugar enquanto área de conhecimento. O texto discute sobre a organização da Gerontologia enquanto campo de estudo e sua relação com a educação. Como resultados, percebeu-se que a discussão sobre o lugar da educação de idosos, em especial no Brasil, é um tema complexo, por ter ofertas em diversos espaços e as produções científicas estabelecerem diálogos com diferentes áreas do conhecimento. Há a necessidade de se estreitar os laços entre as áreas da Educação e da Gerontologia. Conclui-se ainda que é importante que novas pesquisas sejam realizadas sobre o campo de estudo da educação de idosos e sobre as formas como essas atividades vêm acontecendo.
Palavras-chave: Educação ao Longo da Vida; Educação de pessoas idosas; Gerontologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.