Valorização do sujeito: o reconhecimento de sua identidade no combate ao racismo e toda forma de preconceito
Resumo
O trabalho aqui prescrito se refere ao relatório das experiências vividas no Estágio de Ensino Fundamental I, que é um componente curricular do curso de pedagogia. Este relatório se situa como parte da metodologia de ensino da Professora Doutora Maria Aparecida Vieira de Melo decidido em comum acordo com a turma de pedagogia da UFRN, CERES, Caicó na modalidade presencial, no turno vespertino. O relatório tem por finalidade narrar as ações observadas e articuladas pelo aluno estagiário em seu período de regência, que neste caso se resume a duas semanas. As atividades aqui descritas foram combinadas com a professora da sala de aula em que ocorreu o estágio da aluna autora. O local em que o mesmo se efetivou foi na Escola Municipal Auta de Souza, situada na Rua Eustáquio José Nogueira, n° 459, Bairro Barra Nova na cidade de Caicó no Rio grande do Norte. E tem como professora titular de Sala e supervisora do estágio Lindineide Gonçalves Prudêncio. Este foi desenvolvido com base em projeto de intervenção por indicação da professora do estágio e em concordância com a turma do mesmo. Sendo realizado com êxito, proporcionou ações e reflexões importantes ao campo dos estudos sobre identidade e diversidades, da profissionalização da aluna estagiária e da formação de professores que estejam aptos a atuar com o desenvolvimento da subjetividade numa perspectiva antirracista e descolonizadora.
Palavras-chave: Ensino Fundamental I. Estágio. Pedagogia. Regência. Identidade e diversidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.