Fragmentos da história da educação

annuario e almanach de Campina Grande

Autores

Palavras-chave:

Anuário; Almanaque; Campina Grande; História da Educação

Resumo

Decorrente da catalogação de fontes para uma pesquisa acerca da gênese e do desenvolvimento da escola pública na cidade de Campina Grande – Paraíba, o artigo focaliza o Annuario de Campina Grande para 1926 e o Almanach de Campina Grande para 1933, objetivando discutir o trabalho educativo-formativo mais amplo por eles desenvolvidos. Com base nas formulações gramscianas, tais órgão da imprensa são considerados como organismos unitários de cultura, no sentido de buscar conformar uma opinião média, de procurar construir consensos acerca de concepções que interessam a determinadas frações da sociedade. Articulando a leitura dos documentos a sua contextualização, no âmbito da imprensa paraibana e da conjuntura campinense nos momentos de sua produção, elegeram-se, como expressões da dimensão educativo-formativa, uma concepção moralizadora de educação, uma cultura personalista e um ufanismo nativista, subjacente ou explicitamente disseminados por todas as duas obras. A leitura do Annuario e do Almanach permite identificar um tom ufanista, mesclado a um discurso laudatório de Campina Grande, até em matérias aparentemente informativas. Quanto ao personalismo, vinculado à exaltação do prestígio pessoal, ambos os periódicos dedicam expressivo número de páginas a homenagens a personalidades notáveis, disseminando uma cultura do mérito individual, da qual deriva o patrimonialismo, conforme indicam os estudos de Sérgio Buarque de Hollanda. Em se tratando da veiculação de uma concepção educativa moralizadora, o estudo também permite identificar, no Annuario e no Almanach, recomendações claras acerca de condutas socialmente aceitas, em que se destaca a atitude de recato e pudor para as mulheres. Por fim, o texto destaca a relevância da análise de órgãos da imprensa, como fontes para a História da Educação e, mais especificamente, indica a necessidade de continuidade dos estudos, seja para aprofundar a discussão dos documentos em tela, seja para buscar sínteses mais amplas, mediante a análise dos anuários e almanaques subsequentes.

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Biografia do Autor

Vívia Melo Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba e Pedagoga formada pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professora adjunta vinculada ao DFE/CE/UFPB.

Melânia Mendonça Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora titular aposentada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desenvolve pesquisas em política e história da Educação.

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Publicado

2023-01-17

Como Citar

SILVA, V. M.; MENDONÇA RODRIGUES, M. . Fragmentos da história da educação: annuario e almanach de Campina Grande. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 8, n. Edição de contínuo fluxo, p. 1–21, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/65507. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

História da Educação