Fragmentos da história da educação
annuario e almanach de Campina Grande
Palavras-chave:
Anuário; Almanaque; Campina Grande; História da EducaçãoResumo
Decorrente da catalogação de fontes para uma pesquisa acerca da gênese e do desenvolvimento da escola pública na cidade de Campina Grande – Paraíba, o artigo focaliza o Annuario de Campina Grande para 1926 e o Almanach de Campina Grande para 1933, objetivando discutir o trabalho educativo-formativo mais amplo por eles desenvolvidos. Com base nas formulações gramscianas, tais órgão da imprensa são considerados como organismos unitários de cultura, no sentido de buscar conformar uma opinião média, de procurar construir consensos acerca de concepções que interessam a determinadas frações da sociedade. Articulando a leitura dos documentos a sua contextualização, no âmbito da imprensa paraibana e da conjuntura campinense nos momentos de sua produção, elegeram-se, como expressões da dimensão educativo-formativa, uma concepção moralizadora de educação, uma cultura personalista e um ufanismo nativista, subjacente ou explicitamente disseminados por todas as duas obras. A leitura do Annuario e do Almanach permite identificar um tom ufanista, mesclado a um discurso laudatório de Campina Grande, até em matérias aparentemente informativas. Quanto ao personalismo, vinculado à exaltação do prestígio pessoal, ambos os periódicos dedicam expressivo número de páginas a homenagens a personalidades notáveis, disseminando uma cultura do mérito individual, da qual deriva o patrimonialismo, conforme indicam os estudos de Sérgio Buarque de Hollanda. Em se tratando da veiculação de uma concepção educativa moralizadora, o estudo também permite identificar, no Annuario e no Almanach, recomendações claras acerca de condutas socialmente aceitas, em que se destaca a atitude de recato e pudor para as mulheres. Por fim, o texto destaca a relevância da análise de órgãos da imprensa, como fontes para a História da Educação e, mais especificamente, indica a necessidade de continuidade dos estudos, seja para aprofundar a discussão dos documentos em tela, seja para buscar sínteses mais amplas, mediante a análise dos anuários e almanaques subsequentes.
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