Comunidade quilombola como território de memória e de fortalecimento da identidade

o papel da educação escolar quilombola

Autores

  • Adilza Alves dos Santos Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste (CAA/UFPE)
  • Maria Fernanda dos Santos Alencar Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, Política pública educacional, Formação docente

Resumo

Este texto busca refletir sobre a importância da Educação Escolar Quilombola (EEQ) para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola. As categorias estudadas foram:  Comunidade quilombola, reconhecendo-a como um território de memória e de identidade e Educação escolar quilombola. A pesquisa foi realizada na Escola Padre Anchieta, localizada na comunidade Quilombola de Guaraciaba, no município de Altinho-PE. Fez uso da entrevista semiestruturada e da Análise de Conteúdos (BARDIN, 2011) para o tratamento das informações.  Concluímos, a partir das análises, que há na escola   práticas educativas que buscam valorizar a memória e fortalecer a identidade quilombola. O desenvolvimento dessas práticas ocorre porque: 1) Há a liderança de um dos professores que se identifica como quilombola, residiu na comunidade e estuda sobre Educação Quilombola. 2)  O professor busca envolver a gestão escolar, professores da escola e a comunidade nas ações e projetos educativos desenvolvidos pelo mesmo. 3) Há a compreensão da importância da escola para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola, conforme estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Núcleo de Formação Docente. Curso de Licenciatura em Pedagogia (NFD/UFPE/CAA). Profa. do Mestrado Profissional em Gestão Pública (CCSA/UFPE). Líder  do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE/CNPQ).Membro do Centro Paulo Freire-Estudos e Pesquisa

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

SANTOS, A. A. dos .; ALENCAR, M. F. dos S. . Comunidade quilombola como território de memória e de fortalecimento da identidade: o papel da educação escolar quilombola. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 8, n. Edição de contínuo fluxo, p. 1–35, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/65659. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo