Comunidade quilombola como território de memória e de fortalecimento da identidade
o papel da educação escolar quilombola
Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola, Política pública educacional, Formação docenteResumo
Este texto busca refletir sobre a importância da Educação Escolar Quilombola (EEQ) para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola. As categorias estudadas foram: Comunidade quilombola, reconhecendo-a como um território de memória e de identidade e Educação escolar quilombola. A pesquisa foi realizada na Escola Padre Anchieta, localizada na comunidade Quilombola de Guaraciaba, no município de Altinho-PE. Fez uso da entrevista semiestruturada e da Análise de Conteúdos (BARDIN, 2011) para o tratamento das informações. Concluímos, a partir das análises, que há na escola práticas educativas que buscam valorizar a memória e fortalecer a identidade quilombola. O desenvolvimento dessas práticas ocorre porque: 1) Há a liderança de um dos professores que se identifica como quilombola, residiu na comunidade e estuda sobre Educação Quilombola. 2) O professor busca envolver a gestão escolar, professores da escola e a comunidade nas ações e projetos educativos desenvolvidos pelo mesmo. 3) Há a compreensão da importância da escola para a valorização da memória e do fortalecimento da identidade quilombola, conforme estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.
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