Deficiência intelectual e prática docente: reflexões teórico-práticas

Autores

Palavras-chave:

Formação docente. Deficiência intelectual. Alfabetização.

Resumo

Este artigo se inscreve no contexto da formação docente continuada, voltada para a temática da alfabetização de crianças com deficiência intelectual. Tem como objetivo discutir questões relacionadas ao processo de inclusão escolar de crianças com DI, tratando da influência do modelo biomédico nas formas de conceber a deficiência intelectual, do sistema de classificação da DI, da concepção de que o aluno com DI tem diversas possibilidades de aprendizagem, além de propor reflexões sobre as concepções das professoras participantes desse estudo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, com característica interventiva e colaborativa, realizada no contexto de uma escola da rede pública de ensino de João Pessoa-PB. Os momentos formativos ocorreram com repertórios profissionais reflexivos diante da prática educativa. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, entrevistas, bem como de observação participante dos encontros, nos quais foram apresentados três vídeos para facilitar e mediar o contato com as temáticas de estudo. Como resultado, foi constatado que, no espaço escolar, ainda se encontra muito arraigado nos educadores o modelo biomédico da deficiência. Esse pensamento é reducionista, pois seu enfoque está direcionado apenas para as questões físicas, orgânicas, causadoras da “anormalidade”. É preciso refletir que para alfabetizar um aluno com deficiência intelectual é necessário se basear nas diferenças que o processo possa apresentar e a partir destas construir uma prática pedagógica que insira a todos indistintamente.

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Biografia do Autor

Helayne Nascimento, Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB

Graduada em Pedagogia (UFPB), especialista em Psicopedagogia (Faculdade Atlântico) e em Educação Especial (UFC). Mestra em Educação Especial (UFRN). Atualmente é servidora pública da Prefeitura Municipal de João Pessoa – PB. Link Lattes: http://lattes.cnpq. br/6925190260201889 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2699-0239 

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia (UFC), mestra em Educação Especial (UFSCar) e doutora em Educação (UFC). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Centro de Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação Especial, ambos da UFRN. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0351736925269307. 

 

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

NASCIMENTO, H.; MAGALHÃES, R. de C. B. P. . Deficiência intelectual e prática docente: reflexões teórico-práticas. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 9, p. 1–41, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/66822. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

RETOS Y DESAFIOS PARA UNA EDUCACIÓN INCLUSIVA