A mediação pedagógica para a inclusão da criança com transtorno do espectro autista na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, inclusão, mediação pedagógica, transtorno do espectro autista

Resumo

No corpo do trabalho

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerlândia Sheila de Lima Lacerda, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga da Universidade Federal da Paraíba, campus de João Pessoa.

Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Habilitações Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ALMEIDA S. S. A. et al. Transtorno do espectro autista. Residência Pediátrica, n. 8, n. supl. 1, p. 72-78, 2018.

BRASIL. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, 2012.

CARVALHO, Rhayssa Moreira. Transtorno do Espectro Autista (TEA): papel do pedagogo no processo de inclusão na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Estado do Amazonas, Tabatinga, Amazonas, 2022.

CAVACO, Nora. Minha criança é diferente? Diagnóstico, prevenção e estratégia de intervenção e inclusão das crianças autistas e com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

CHICON, José Francisco. Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo. Revista Brasileira de Ciência e Esporte, São Paulo, v. 41, n. 2, abr./jun. 2019.

CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. A mediação pedagógica na inclusão da criança com autismo na educação infantil. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

FARIAS, Iara Maria de; MARANHÃO, Renata Veloso de Albuquerque; CUNHA, Ana Cristina Barros da. Interação professor-aluno com autismo no contexto da educação inclusiva: análise do padrão de mediação do professor com base na teoria da experiência de aprendizagem mediada. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 14, n. 3, 2008.

FERREIRA, Roberta Flávia Alves. Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: o desafio da formação de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de: MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp. p. 37-45, 2007.

MINAYO, Maria Cecília. Ciência, técnica e arte: o desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, Maria da Luz dos Santos. Formação Docente e Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Algumas Reflexões. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

OLIVEIRA, Tatiana de. O Autismo na Educação Infantil. 2019. Monografia (Graduação)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação de jogo. São Paulo: Zanhar, 1971.

ROSA, Anna Paolla de Mello; PRADO, Hellen Pereira de Paula; FABIÃO, Renata La Puma; FESTA, Priscila Soares Vidal, 2017. O professor e a inclusão do educando autista na escola comum do ensino regular: os desafios na prática pedagógica. Disponível em: file:///C:/Users/USUARIO/Documents/212-618-1-SM.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023.

SANTOS, Ana Maria. Tarcitano dos. Autismo: desafios na alfabetização e no convívio escolar. 2008. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Distúrbios de Aprendizagem) - Centro de Diferencia em Distúrbios de aprendizagem, São Paulo, 2008. Disponível em: http:// www.crda.com.br/tccdac/22.pdf. Acesso em: 02 mar. 2023.

SANTOS, Adriano. et al. Metodologias de Ensino para crianças autistas: superando limitações em busca da inclusão. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 5, 2013, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: editora realize, 2013. p. 1-10. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3888. Acesso em: 17 jun. 2023.

SILVA, Caetano Ubirajara. Interação e comunicação de crianças com o transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em aulas de educação Física infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2020.

UNESCO. Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das Necessidades educativas especiais. Conferência sobre Necessidades Educativa Especiais: acesso e qualidade. Paris: Edições UNESCO, 1994.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

SHEILA DE LIMA LACERDA, R.; MASSARO, M. A mediação pedagógica para a inclusão da criança com transtorno do espectro autista na Educação Infantil. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 9, p. 1–31, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/67156. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

RETOS Y DESAFIOS PARA UNA EDUCACIÓN INCLUSIVA