Pânico Moral e ofensiva conservadora: o ataque à linguagem disruptiva de gênero

Autores

Palavras-chave:

linguagem inclusiva, linguagem neutra, lei antigênero

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as principais fundamentações dos projetos de lei que se propagaram em todo o Brasil contrários a linguagem disruptiva de gênero. Para isso, adotamos a abordagem qualitativa, de cunho documental e bibliográfica, que se ancora metodologicamente na análise de conteúdo dos projetos de lei sobre linguagem neutra em tramitação, além do relatório produzido pela Agência Diadorim. Como constatações, concebemos a atual caçada antigênero, que tenta proibir a utilização da linguagem neutra ou não binária nas instituições de ensino, como um novo capítulo do pânico moral que se dá em contrariedade aos avanços sociais e as políticas de gênero e sexualidade desdobradas no cenário brasileiro nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA DIADORIM. Brasil tem 34 projetos de lei estadual para impedir uso da linguagem neutra (2021). Disponível em: https://www.adiadorim.org/post/brasil-tem-34-projetos-de-lei-estadual-para-impedir-uso-da-linguagem-neutra. Acesso em: 24 out. 2021.

ALTERNATIVE. Neolinguagem (2021). Disponível em: <https://bloguealternative.wordpress.com/neolinguagem/>. Acesso em: 20 maio 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista Estudos Feministas, v. 19, p. 549-559, 2011.

BRASIL. PL 5198/2020 “Veda expressamente a instituições de ensino e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos a utilização, em currículos escolares e editais, de novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas”. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2265327>. Acesso em: 26 out. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base (2018). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais – terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, orientação sexual. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Casa Civil, 1988.

CAMPOS, R. B. C.; GUSMÃO, E. H. A. DE; MAURICIO JÚNIOR, C. G. DE B. A disputa pela laicidade: Uma análise das interações discursivas entre Jean Wyllys e Silas Malafaia. Religião & Sociedade, v. 35, n. 2, p. 165–188, dez. 2015.

CARRARA, S. Discriminação, Políticas e Direitos Sexuais no Brasil. In: MONTEIRO, S., and VILLELA, W. comps. Estigma e saúde [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2013, p. 143-160.

CATRINCK, I. M. O.; MAGALHÃES, S. A. B.; CARDOSO, Z. S. Políticas Públicas Educacionais de Gênero e Diversidade Sexual: avanços e retrocessos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 58, p. 187-200, 4 jul. 2020.

DALTOÉ, Andréia da Silva; FERREIRA, Ceila Maria. Ideologia e filiações de sentido no Escola Sem Partido. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 19, n. 1, p. 209-227, jan./abr. 2019.

FACIOLLA, Mar. Linguagem Neutra de Gênero por que e como usar? (2020). Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/342079619_Linguagem_NaoBinaria_ou_Neutra_de_Genero_Neolinguagem_-_Pronomes_Neutros>. Acesso em: 25 abr. 2021.

ITAJAÍ. Projeto de Lei Ordinária 70/2021. Estabelece medidas protetivas ao direito dos estudantes de Itajaí ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta e orientações legais de ensino. Disponível em: <http://www.cvi.sc.gov.br/public/elegis2/pdf/projetodeleiordinaria70_2021>.pdf. Acesso em: 24 out. 2021.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A invenção da "ideologia de gênero": a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.43, pp. 449-502. ISSN 1519-549X.

MELO, Iran. AGÊNCIA DIADORIM. O que pode a linguagem não-binária? (2021). Disponível em: <https://www.brasildefatope.com.br/2021/05/27/artigo-todes-o-que-pode-a-linguagem-nao-binaria>. Acesso em: 27 out. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MISKOLCI, Richard. Pânicos morais e controle social: reflexões sobre o casamento gay. Cadernos Pagu, n. 28, p. 101-128, 2007.

MOURA, Fernanda Pereira de; SILVA, Renata da C. A. da. 6 anos de projetos “Escola sem Partido” no Brasil: levantamento dos projetos de lei estaduais, municipais, distritais e federais que censuram a liberdade de aprender e ensinar. Brasília: Frente Nacional Escola Sem Mordaça, 2020.

PORTAL CATARINAS. “Preconceito camuflado”, diz professor denunciado por usar linguagem neutra em SC (2021). Disponível em: <https://catarinas.info/preconceito-camuflado-diz-professor-denunciado-por-usar-linguagem-neutra-em-sc/>. Acesso em: 22 jul. 2021.

RECIFE. Projeto de Lei Ordinária 17/2021. Direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta e as orientações de ensino e dá outras providências. Disponível em: <https://sapl.recife.pe.leg.br/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=103113>. Acesso em: 27 out. 2021.

RIO DE JANEIRO. Projeto de Lei nº 3325/2020. Estabelece medidas protetivas ao direito dos estudantes do estado do Rio de Janeiro ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino. Disponível em: <http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro1923.nsf/02ac6f279b568e24832566ec0018d839/22e138b53c70ad770325861d005d40a9?OpenDocument>. Acesso em: 18 out. 2021.

RONDÔNIA. Projeto de Lei 948/2021. Estabelece medidas protetivas aos direitos dos estudantes do estado de Rondônia ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta e orientações legais de ensino. Disponível em: <https://sapl.al.ro.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2021/23423/pl_948.pdf>. Acesso em: 18 out. 2021.

SANTA CATARINA. Decreto nº 1329/ 2021. Veda expressamente as instituições de ensino e bancas examinadoras de seleção de concursos públicos a utilização, em documentos escolares oficiais e editais, de novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=415779>. Acesso em: 26 out. 2021.

TRIBUNA ONLINE. “Bem vindes”: Professora de Vitória usa gênero neutro para saudar alunos e prefeitura é acionada (2021). Disponível em: <https://tribunaonline.com.br/bem-vindes-professora-de-vitoria-usa-genero-neutro-para-saudar-alunos-e-prefeitura-e-acionada>. Acesso em: 29 maio 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

RODRIGUES ARAÚJO COSTA, R. A. .; GONÇALVES VIEIRA GUERRA, M. das G. . Pânico Moral e ofensiva conservadora: o ataque à linguagem disruptiva de gênero. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 8, n. Edição de contínuo fluxo, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/67560. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo