Pierre Bourdieu, sua sociologia reflexiva e a educação

Autores

  • Wilney Fernando Silva IFNMG
  • Gersiane Franciere Freitas Ribeiro

Palavras-chave:

Habitus, Escola, Reprodução.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo revisitar a proposta teórica de Pierre Bourdieu chamada Sociologia Reflexiva, que é uma resposta original, abrangente e bem fundamentada, teórica e empiricamente, para o desvelamento das lógicas que movem as estratégias de reprodução social, sobretudo na área educacional. O texto será divido em três partes: na parte inicial, apresentaremos brevemente alguns momentos da vida profissional do pensador e um conciso contexto histórico. Na sequência, discutiremos seus conceitos mais amplos como Sociologia Reflexiva e Reflexividade Epistêmica, Habitus, Campos, Violência Simbólica e Capital Cultural. Encaminharemos essas discussões para a escola, alvo privilegiado de seus estudos, focando o conceito Reprodução. Por fim, apresentaremos as considerações e referências utilizadas.

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Referências

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

SILVA, W. F.; FRANCIERE FREITAS RIBEIRO, G. Pierre Bourdieu, sua sociologia reflexiva e a educação . Revista Educare (Online), [S. l.], v. 8, n. Edição de contínuo fluxo, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/67580. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Sociologia da Educação