Pierre Bourdieu, sua sociologia reflexiva e a educação

Autores

  • Wilney Fernando Silva IFNMG
  • Gersiane Franciere Freitas Ribeiro

Palavras-chave:

Habitus, Escola, Reprodução.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo revisitar a proposta teórica de Pierre Bourdieu chamada Sociologia Reflexiva, que é uma resposta original, abrangente e bem fundamentada, teórica e empiricamente, para o desvelamento das lógicas que movem as estratégias de reprodução social, sobretudo na área educacional. O texto será divido em três partes: na parte inicial, apresentaremos brevemente alguns momentos da vida profissional do pensador e um conciso contexto histórico. Na sequência, discutiremos seus conceitos mais amplos como Sociologia Reflexiva e Reflexividade Epistêmica, Habitus, Campos, Violência Simbólica e Capital Cultural. Encaminharemos essas discussões para a escola, alvo privilegiado de seus estudos, focando o conceito Reprodução. Por fim, apresentaremos as considerações e referências utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

_______________. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. Mariza Corrêa. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

________________. Retour sur l’expérience algérienne. In: POUPEAU, Frank; DISCEPOLO, Thierry (Orgs.). Pierre Bourdieu, interventions, science sociale et action politique. Marseille: Agone, 2002, p. 37-43.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução – elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

JÓHANNESSON, Ingólfur Ásgeir; POPKEWITZ, Thomas S. Pierre Bourdieu. In: PALMER, Joy A. 50 Grandes Educadores Modernos – de Piaget a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2011, p. 280-284.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A Sociologia da Educação e Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, nº 78, Abr, 2002, p. 15-36.

NOGUEIRA, Maria Alice. A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias – a ação discreta da riqueza cultural. Revista Brasileira de Educação, nº 7, Jan/Fev/Mar/Abr, 1998, p. 42-56.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade – uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

VALLE, Ione Ribeiro. O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, nº. 38, v. 13, Jan/Abr, 2013, p. 411-437.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

SILVA, W. F.; FRANCIERE FREITAS RIBEIRO, G. Pierre Bourdieu, sua sociologia reflexiva e a educação . Revista Educare (Online), [S. l.], v. 8, n. Edição de contínuo fluxo, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/67580. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Sociologia da Educação