BNCC: desafios e possibilidades na formação inicial de professores

Autores

  • Adriege Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Anne Karoline Cantalice Sena Universidade Federal da Paraíba
  • André Vidal Valle Machado da Silva

Palavras-chave:

BNCC;, Políticas educacionais;, Formação inicial de professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na formação inicial de professores. As discussões em torno da BNCC têm gerado grandes repercussões no cenário brasileiro, desde as mudanças estruturais da educação básica, a ausência de diálogos no processo de construção e implementação. Nesse sentido, questionamos: quais os desafios e as possibilidades acerca da BNCC na formação inicial de professores? No intuito de abordar essas problemáticas elencadas, utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa e como instrumento para coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram tentativas de produções curriculares de recriar uma ação que não seja apenas receptora de uma política pensada fora de sua realidade, mas que seja uma ação pautada na perspectiva de transcender e de trazer essas políticas para um diálogo com os contextos situados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L. A. A. de; SILVA, J. F. da; LINS, C. P. A. Movimento Curricular para a prática docente de estudantes-professores em formação. Revista Linhas Críticas, Brasília, DF, n.46, p. 645-664, set./dez. 2015.

ANPED. Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Especial Conquistas em Risco. Boletim a. 5, n. 20, maio/2015.

ANFOPE. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Repúdio ao processo de elaboração, discussão e aprovação da BNCC e a sua implementação. BRASÍLIA (DF), 11 de setembro de 2018.

BALL, S. J. Global Education Inc.: new policy networks and the neo-liberal imaginary. London: Routledge; New York: Taylor & Francis Group, 2012.

________. Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

________. Some reflections on policy theory: a brief response to Hatcher and Troyna. Journal of Education Policy, London, v. 9, n. 2, p. 1- 29. 1994.

________. MAINARDES, J. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

________. J. MAGUIRE, M.; BRAUN, An. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação - PNE, 2014.

BRASIL. Lei Federal N°9394 de 20 de dezembro. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos nas políticas de regulação e avaliação da educação superior. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Organização: Márcia Ângela da S. Aguiar e Luiz Fernandes Dourado [Livro Eletrônico]. P. 38- 43– Recife: ANPAE, 2018.

LIMA, T. S. de. Formação de professores/as: uma análise da formação continuada a partir da proposta de formação permanente de educadores/ as em Paulo Freire. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação. João Pessoa/PB, 2015.

SANTOS, Luciano dos; SILVA, Robson José de Moura. Implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Superior: entre impasses e contextos. Revista Educação Pública, v. 19, nº 31, 26 de novembro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/31/implicacoes-da-base-nacional-comum-curricular-bncc-para-o-ensino-superior-entre-impasses-e-contextos. Acesso em: 01 de maio de 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-20

Como Citar

RODRIGUES, A.; DA SILVA RODRIGUES, A. C. .; CANTALICE SENA , A. K. .; VIDAL VALLE MACHADO DA SILVA , A. BNCC: desafios e possibilidades na formação inicial de professores. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 8, n. Edição de contínuo fluxo, p. 1–35, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/67608. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo