BNCC: desafios e possibilidades na formação inicial de professores

Autores

  • Adriege Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Anne Karoline Cantalice Sena Universidade Federal da Paraíba
  • André Vidal Valle Machado da Silva

Palavras-chave:

BNCC;, Políticas educacionais;, Formação inicial de professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na formação inicial de professores. As discussões em torno da BNCC têm gerado grandes repercussões no cenário brasileiro, desde as mudanças estruturais da educação básica, a ausência de diálogos no processo de construção e implementação. Nesse sentido, questionamos: quais os desafios e as possibilidades acerca da BNCC na formação inicial de professores? No intuito de abordar essas problemáticas elencadas, utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa e como instrumento para coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram tentativas de produções curriculares de recriar uma ação que não seja apenas receptora de uma política pensada fora de sua realidade, mas que seja uma ação pautada na perspectiva de transcender e de trazer essas políticas para um diálogo com os contextos situados.

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

RODRIGUES, A.; DA SILVA RODRIGUES, A. C. .; CANTALICE SENA , A. K. .; VIDAL VALLE MACHADO DA SILVA , A. BNCC: desafios e possibilidades na formação inicial de professores. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 8, n. Edição de contínuo fluxo, p. 1–35, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/67608. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo