Antirracismo na educação infantil? notas sobre infâncias, educação das relações étnico-raciais e currículos

Autores

  • Diego dos Santos Reis Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Currículo, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL, Antirracismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel. Descolonizar o paradigma colonizador da infância. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (Org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 27-58.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 18, 2009.

BRASIL. Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 5 jan. 2003. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 23 mai. 2023.

BRASIL. Lei n° 13.257 de 08 março de 2016. Marco Legal da Primeira Infância. Dispõe sobre as políticas públicas para primeira infância e altera outras leis, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm. Acesso em: 25 mai. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Ministério da Educação, 2014.

BRASIL. Resolução CNE∕CP n° 03/2004 de 10 de março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC, 19 maio 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 23 mai. 2023.

CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Relações raciais no cotidiano escolar: implicações para a subjetividade e a afetividade. In: Saberes e fazeres, v.1: modos de ver. Coordenação do projeto Ana Paula Brandão. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. p. 82-95.

DIAS, Lucimar Rosa; SILVA JUNIOR, Hédio. Orientações curriculares para a valorização da diversidade racial na Educação Infantil. Pré-proposta. São Paulo: Ceert, versão 24/6/2011.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA - FBSP. Anuário Brasileiro de Segurança Pública – 2022. Ano 16, São Paulo, 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/06/anuario-2022.pdf?v=3. Acesso em: 27 mai. 2023.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA INFÂNCIA – UNICEF BRASIL; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA – FBSP. Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Out. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/16421/file/panorama-violencia-letal-sexual-contra-criancas-adolescentes-no-brasil.pdf. Acesso em: 23 mai. 2023.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Nota técnica n. 103: Estimativa da população em situação de rua no Brasil (2012-2022). Fev. 2023. Brasília: Ipea, 2023. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11604/4/NT_103_Disoc_Estimativa_da_Populacao.pdf. Acesso em: 23 mai. 2023.

OLIVEIRA, Fabiana de; ABRAMOWICZ, Anete. O que as práticas educativas na creche podem nos revelar sobre a questão racial? In: MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti.; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues (Orgs.). Teorização de práticas pedagógicas: escola, universidade, pesquisa. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2009, v. 1, p. 175-197.

PASSETTI, Edson. Crianças carentes e políticas públicas. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das crianças no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2013, p. 347-375.

REIS, Diego dos Santos. À prova de balas? Necroinfâncias cariocas, violência de estado e filosofias da rua. Childhood & philosophy, Rio de janeiro, v. 17, ago. 2021, p. 01–19. Doi: 10.12957/childphilo.2021.59100.

REIS, Diego dos Santos. Da terra sai um cheiro bom de vida e nossos pés a Ela estão ligados: amefricanizando o currículo. Revista Espaço do Currículo, v. 16, p. 1-10, 2023. Doi: 10.15687/rec.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação & Sociedade. (Dossiê Temático Sociologia da Infância: Pesquisas com Crianças). CEDES – Brasil, v. 26, n. 91, 2005.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In:___. & SANTOS, Rafael dos (Org.). Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3a. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Como Citar

DOS SANTOS REIS, D. Antirracismo na educação infantil? notas sobre infâncias, educação das relações étnico-raciais e currículos. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 11, n. Especial, p. 1–17, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/70774. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO DO/PARA E COMO NEGRO NO BRASIL: DO ENSINO BÁSICO AO SUPERIOR