DIVERSIDADE SEXUAL NA EJA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR:

(SOBRE)VIVÊNCIA DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ NA ESCOLARIZAÇÃO EM TURMAS DE EJA-CARUARU/PE

Autores

Palavras-chave:

Movimento LGBTQIA , Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre diversidade sexual na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo por objetivo compreender como as questões da diversidade sexual são tratadas na EJA  em escolas do município de Caruaru/ PE e como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes refletem e/ou (im)possibilitam (sobre)vivências LGBTQIAPN+. Pesquisa de abordagem qualitativa, com levantamento de informações através de questionário elaborado no Formulário Google Forme, e respostas analisadas à luz  da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) que foram, por meio da frequência de ocorrências nas respostas, categorizadas por eixos temáticos. Os resultados apontam que a discussão da temática diversidade sexual se faz presente nas salas de aula, mesmo que de forma limitada, bem como está presente nas orientações curriculares do Estado de Pernambuco para a EJA, também com pouca inserção, apenas em 3 disciplinas: Educação Física, Ciências e Ensino Religioso. Em relação  à sala de aula, a limitação nas discussões não se dar por conta dos docentes, ocorrendo de forma “aberta”, sem resistência significativa; mas com resistência dos educandos, principalmente os mais idosos em consequência da cultura conservadora religiosa, moral e familiar que são naturalizadas a partir de um padrão heteronormativo.

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Biografia do Autor

Benicio Emanuel Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Integrante do diretório acadêmico Centro Acadêmico de Pedagogia Erton Cabral (CAPed-UFPE/CAA). Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE/CNPQ). Bolsista do programa de tutoria PET-Infoinclusão. Atuante na educação infantil- Profissional de desenvolvimento infantil. Possui interesse nas áreas de Gênero, Inclusão, Direitos Humanos, Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Profª Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste. Curso de Pedagogia.  Núcleo de Formação Docente. Professora  colaboradora do Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE/CAA); membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC-UFPE/CAA) e do Centro Paulo Freire: Estudos e Pesquisa. E-mail: mfsalencar@hotmail.com

João Victor da Silva , Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Integrante do diretório acadêmico Centro Acadêmico de Pedagogia Erton Cabral (CAPed-UFPE/CAA). Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE/CNPQ). Possui interesse nas áreas de Gênero, Inclusão, Direitos Humanos e raça. 

Fernanda Tyelle Silva , Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda do Curso de Licenciatura em  Pedagogia ( CAA/UFPE). Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE/CNPQ).

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Publicado

2024-12-08

Como Citar

BEZERRA DA SILVA , B. E. .; SANTOS ALENCAR, M. F.; SILVA , J. V. da .; SILVA , F. T. . DIVERSIDADE SEXUAL NA EJA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR: : (SOBRE)VIVÊNCIA DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ NA ESCOLARIZAÇÃO EM TURMAS DE EJA-CARUARU/PE. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 11, n. Especial, p. 1–27, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/72373. Acesso em: 22 dez. 2024.