ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA FARMÁCIA ESCOLA DA UFPB
Abstract
A condição social da maior parte da população brasileira e a carência do Sistema Único de Saúde (SUS) têm levado a uma terapia medicamentosa inadequada devido a diversos fatores, tais como: desconhecimento sobre a patologia, não cumprimento da prescrição médica, erro de posologia, interações medicamentosas ou com alimentos desfavoráveis, além de um acompanhamento farmacoterapêutico precário, por demora do retorno ao médico. Este trabalho teve como objetivo principal integrar o profissional farmacêutico no acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos, visando melhorar a relação entre o tripé: Médico-Farmacêutico-Paciente. O trabalho foi realizado em quatro fases: a) Investigatória – Para obter informações sobre o perfil do paciente em relação a problemas de saúde, grau de informação sobre a doença, medicação prescrita e verificação dos níveis tensionais; b) Acompanhamento – Para averiguação semanal da Pressão Arterial (PA) e do cumprimento da farmacoterapia x problemas relacionados; c) Avaliação global dos problemas detectados x relação com o uso inadequado do medicamento; D) Comunicação dos problemas detectados ao médico e paciente para uma possível intervenção terapêutica. Foram determinados os percentuais de pontos críticos de controle relacionados à farmacoterapia e problemas a ela relacionados. O trabalho alcançou o objetivo desejado, possibilitando a correção de farmacoterapia inadequada através de um relacionamento harmônico entre o tripé Médico-Farmacêutico-Paciente, resultando em benefício do paciente.Downloads
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Published
2006-07-01
How to Cite
Melo, M. L. S. de, & Filho, A. P. de A. (2006). ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA FARMÁCIA ESCOLA DA UFPB. Revista Eletrônica Extensão Cidadã, 2. Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/extensaocidada/article/view/1346
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Artigos