Ciranda, Cabocolinho e a interdisciplinidade literária

Autores

  • Manuela Xavier Ribeiro de Souza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-7295.2018v2n2.45077

Resumo

O presente artigo visa mostrar um leque de possibilidades de trabalhar com a Ciranda e Cabocolinho em sala de aula, já que ela faz parte da Literatura Popular Brasileira, e trazer, assim, uma gama de conhecimentos em suas letras e representações. A Ciranda é um gênero oral e é difundido nas regiões litorâneas e da Zona da Mata do Estado do Pernambuco e da Paraíba. As letras das canções trazem referências a religião, negritude, amor, além dos temas referentes ao mar, à natureza e ao cotidiano dos “brincantes”. Hoje, há a necessidade de uma escola completa, esférica e que forme o ser para se tornar cidadão em sua completude. Sendo assim, nada deveria ser deixado de lado nas aulas, muito menos o que vem de fora para dentro da escola, como é o caso da Ciranda, que poder ser utilizada como forma de conscientização da formação da cultura do povo das regiões citadas.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

SOUZA, M. X. R. de. Ciranda, Cabocolinho e a interdisciplinidade literária. Letras et Ideias, João Pessoa, PB, v. 2, n. 2, p. 224–233, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2595-7295.2018v2n2.45077. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/letraseideias/article/view/45077. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos