A sintaxe da morte melancólica no conto A almofada de penas, de Horacio Quiroga

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-7295.2019v3n2.46892

Resumo

O objetivo deste trabalho está focado em encontrar as marcas enunciativas da categoria da melancolia, conforme proposta pela Teoria Psicanalítica freudiana, na narrativa do conto "A almofada de penas", do escritor uruguaio Horacio Quiroga; melancolia que leva à morte. Com efeito, boa parte da narrativa quiroguiana está centrada na temática da morte com suas personagens sucumbindo de maneira trágica e inesperada e diversas vezes sem motivo aparente; há um "deixar-se morrer" que aparece com notável insistência. A leitura aqui abordada pretende mostrar como esses derradeiros atos da vida são originados pela melancolia da personagem, estado de alma melancólico patológico causado pela perda do objeto de desejo que não mais se encontra, pelo deslocamento da sombra desse objeto para o eu que, através da ambivalência emocional do binômio amor-ódio, causará essa morte como destino inevitável.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

FIGLIOLO, G. J. A sintaxe da morte melancólica no conto A almofada de penas, de Horacio Quiroga. Letras et Ideias, João Pessoa, PB, v. 3, n. 2, p. 113–130, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2595-7295.2019v3n2.46892. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/letraseideias/article/view/46892. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Interdiálogos entre Psicanálise e Literatura