Ações de informação para o ensino médio no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi
DOI:
https://doi.org/10.23179/2317-9082Palavras-chave:
Regime de informação. Ações de informação. Rede conceitual. Rede de projetos. Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi.Resumo
Relata ações de informação para o ensino médio em desenvolvimento no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi da Universidade Federal da Paraíba. Descreve a rede de projetos em parceria entre o Departamento de Ciência da Informação, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e o Mestrado Profissional Gestão em Organização Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba, onde pesquisadores e aprendizes de pesquisa atuam tanto para facilitar a transmissão do conhecimento quanto para produzir e compartilhar informações que representem oportunidades de criação de novos conhecimentos. Apresenta a metodologia da pesquisa-ação adotada pelos projetos da rede, em que se que utiliza a investigação em sítios virtuais e outros artefatos disponíveis da internet como insumo para produção e compartilhamento de informações de interesse para o ensino médio. Analisa as ações de informação na perspectiva dos seus estratos e domínios no regime de informação do LTi e no contexto da sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy. Chicago: ALA, 1989. Final report. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html.
ANGELONI, M. T. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Ed. Saraiva, 2002.
BELLUZZO, R.C.B. A information literacy como competência necessária à fluência centífica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO DA UNESP, 7., 2001. Anais... São Paulo: UNESP, 2001. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/ana8.html.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHOO, C.W. A Organização do Conhecimento: Como as organizações usam as informações para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2ed. São Paulo: Editora Senac, 2006.
DELAIA, Cláudia Regina. Subsídios para uma política de gestão da informação na EMBRAPA Solos, Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mest. Ci. Inf.). Niterói: IBICT: UFF, 2008.
DOYLE, C. Information literacy in information society: a concept for the information age. NY: ERIC Clearinghouse on Information & Technology; Syracuse University, 1994.
DUBOST, J. L’intervention psycho-sociologique. Paris: PUF, 1987.
FREIRE, G.H. de A. Redes virtuais de aprendizagem na sociedade e na pesquisa. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 13, n. 25, p. 55-67, 1º sem. 2008.
FREIRE, I.M. Sobre o regime de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v.4, n.1, p.70-86, 2013.
FREIRE, I.M. Categorização das ações de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.5, n.1, 2012.
FREIRE, I.M. A responsabilidade social da ciência da informação e/ou o olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Dout. Ci. Inf.). Rio de Janeiro: UFRJ: IBICT, 2001.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Novas fronteiras tecnológicas das ações de informação: questões e abordagens. Ciência da Informação, v.33, n.1, 2004.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, v. 32, n. 1, p. 60-76, 2003b.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Escopo e abrangência da Ciência da Informação e a Pós-Graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, v. 15, n. 1, p. 31-43, 2003a.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, v.31, n. 1, p. 27-40, 2002.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea. Revista Internacional de Estudos Políticos, v.1, n.1, p.57-93, 1999.
KUHLTHAU, Carol. Inside the search process: information seeking from the user´s perspective. Journal of the American Society for Information Science, v.42, n.5, 1991.
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS INTELECTUAIS – LTi. Portal de informações. Disponível em http://dci.ccsa.ufpb.br/lti.
LÉVY. P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34,1994.
LÈVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LÜCK, H. Metodologia de projetos: Uma ferramenta de planejamento e gestão. 2ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.
THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
VALENTIM, M. L. P. Grupos de pesquisa como instrumento integrador do ensino, pesquisa e extensão no contexto universitário In: CASTRO, C. A. (Org.). Conhecimento, pesquisa e práticas sociais em Ciência da Informação. São Luiz: EDUFMA, 2007. p.109-130.
WERSIG, G. Information science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing & Management, v.29, n.2, 1993.
WERSIG, G., NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist. v.9, n.4, 1975.