Desafios da pesquisa intercultural: a experiência do Projeto Africanidade - Brasil - Cabo Verde
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31376Palavras-chave:
Educação Comparada. Africanidade. Diálogos interculturais.Resumo
O trabalho apresenta uma reflexão sobre os resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto Africanidade - Cooperação Internacional para o desenvolvimento de um curso de Pós-graduação Lato Sensu para professores e gestores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em Cabo Verde e no Brasil. Experiência inédita produzida e executada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e financiada pelo Ministério da Educação do Brasil. Usou tecnologias digitais interativas na modalidade semi-presencial para execução das disciplinas e acompanhamento das pesquisas. Paulo Freire foi a inspiração teórico-metodológica que gerou a escuta entre os parceiros e a definição das estratégias de pesquisa para a construção de materiais didáticos hipermídia impressos, e-books, videoaulas, painéis radiofônicos e salas de aulas virtuais. A investigação que permitiu a produção dos materiais didáticos teve a participação de alunos africanos oriundos dos três países, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, matriculados em cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPB. Como requesito para finalização do Curso foram desenvolvidas 46 pesquisas sobre a realidade caboverdiana e 12 pesquisas sobre a realidade brasileira, o que permitiu levantar e comparar realidades educacionais em EJA vividas em ambos os países.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-11-2016
Como Citar
Brennand, E. J. de G. (2016). Desafios da pesquisa intercultural: a experiência do Projeto Africanidade - Brasil - Cabo Verde. Gestão &Amp; Aprendizagem, 5(1). https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31376
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade do periódico Gestão & Aprendizagem do Programa de Pós-graduação Gestão em Organizações Aprendentes sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.