O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO: UM DESAFIO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v6i2.37217Palavras-chave:
Sistema de Avaliação. Educação Básica. Qualidade na educaçãoResumo
Aborda as contribuições e desafios da avaliação educacional e institucional no contexto do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), o qual busca fornecer informações para as tomadas de decisões na implementação de políticas públicas, e consequente, contribuição para melhoria da qualidade da educação básica. Temos como objetivo analisar através das dimensões intra e extraescolares o Sistema de Avalição Educacional de Pernambuco – SAEPE, verificando a presença dos indicadores no Sistema de Avaliação implantado que se correlacionam com os parâmetros selecionados. Este trabalho é de cunho qualitativo, conforme natureza de classificação metodológica de acordo com Gil (2008) e Severino (2007), tendo como foco instrumentos avaliativos de coleta de informações, realizando levantamento dos questionários do SAEPE. Quanto aos objetivos, conforme Vergara (2007) realizamos uma pesquisa exploratória e descritiva de caráter documental, que conforme Dourado, Oliveira e Santos (2007) corrobora na busca de significações, recorrências e frequências temáticas visando o estabelecimento de um panorama que perpasse os documentos analisados e apresente reflexões importantes para a pesquisa, utilizando o levantamento de documentos de fonte primária, cuja intenção foi compreender a relação entre os indicadores de qualidade na educação, como também, realizar levantamento e análise de registros oficiais disponíveis que regulamentam a avaliação externa e institucional implantadas nas Escolas de Ensino Médio de Pernambuco. Ao final deste trabalho, pode-se verificar que os instrumentos avaliativos do Sistema de Avaliação proporcionam melhor conhecimento das escolas da rede pública de Pernambuco, trazendo importantes informações que se disseminadas, são capazes de potencializar a implementação de um projeto político pedagógico viável, contemplando a importância dispensada às dimensões intra e extraescolares, voltado para o cumprimento das metas educacionais propostas, por meio de uma gestão com visão estratégica, pautada por ações que efetivem a melhoria da qualidade da educação pública.
Palavras-chave: Sistema de Avaliação. Educação Básica. Qualidade na educação.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, Álvaro Cavalcanti de. Modelo de mensuração do desempenho dos institutos federais: uma análise a partir de microdados. 2014. 231 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos. Indicadores da qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2005.
_______. Congresso Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Diário Oficial da União, 23 dez.1996.
_______. Plano Nacional de Educação. Lei 13.005 de 25/06/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014/2024. Brasília. 2014.
CASTRO, Maria Helena Guimarães de. A consolidação da política de avaliação da educação básica no Brasil. Revista Meta: avaliação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p.271 - 296, set./dez. 2009.
DORNELES, Rachel Pereira. Avaliação da educação profissional: um estudo sobre indicadores educacionais específicos. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes/UNICAMP, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n78/ v29n78a04.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2017.
______; ______; SANTOS, Catarina de Almeida. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: INEP, 2007. Disponível em <http://www.publicacoes.inep.gov.br>. Acesso em: 08 jul. 2017.
FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Avaliação institucional da escola e do sistema educacional: base teórica e construção do projeto. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2002.
______; BELLONI, Isaura. Progestão: como desenvolver a avaliação institucional da escola?: Módulo IX. Brasília: CONSED, 2001.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 7. ed. São Paulo: Cortez. 2011.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. Ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
RISTOFF, D. I. Avaliação Institucional: pensando princípios. In: BALSAN, N. C.; SOBRINHO, J. D. Avaliação institucional: teoria e experiências. 5. ed. São Paulo: Cortez. 2011.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUSA, S. Z. Avaliação escolar e democratização: o direito de errar. In: AQUINO, J. G. (Coord.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisas em administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.