O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO: UM DESAFIO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Eladio José de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba - UFPB Departamento de Física. Programa de Pós-Graduação em gestão nas Organizações Aprendentes - MPGOA
  • Sueli de Oliveira Pimentel MPGOA/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v6i2.37217

Palavras-chave:

Sistema de Avaliação. Educação Básica. Qualidade na educação

Resumo

Aborda as contribuições e desafios da avaliação educacional e institucional no contexto do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), o qual busca fornecer informações para as tomadas de decisões na implementação de políticas públicas, e consequente, contribuição para melhoria da qualidade da educação básica. Temos como objetivo analisar através das dimensões intra e extraescolares o Sistema de Avalição Educacional de Pernambuco – SAEPE, verificando a presença dos indicadores no Sistema de Avaliação implantado que se correlacionam com os parâmetros selecionados. Este trabalho é de cunho qualitativo, conforme natureza de classificação metodológica de acordo com Gil (2008) e Severino (2007), tendo como foco instrumentos avaliativos de coleta de informações, realizando levantamento dos questionários do SAEPE. Quanto aos objetivos, conforme Vergara (2007) realizamos uma pesquisa exploratória e descritiva de caráter documental, que conforme Dourado, Oliveira e Santos (2007) corrobora na busca de significações, recorrências e frequências temáticas visando o estabelecimento de um panorama que perpasse os documentos analisados e apresente reflexões importantes para a pesquisa, utilizando o levantamento de documentos de fonte primária, cuja intenção foi compreender a relação entre os indicadores de qualidade na educação, como também, realizar levantamento e análise de registros oficiais disponíveis que regulamentam a avaliação externa e institucional implantadas nas Escolas de Ensino Médio de Pernambuco. Ao final deste trabalho, pode-se verificar que os instrumentos avaliativos do Sistema de Avaliação proporcionam melhor conhecimento das escolas da rede pública de Pernambuco, trazendo importantes informações que se disseminadas, são capazes de potencializar a implementação de um projeto político pedagógico viável, contemplando a importância dispensada às dimensões intra e extraescolares, voltado para o cumprimento das metas educacionais propostas, por meio de uma gestão com visão estratégica, pautada por ações que efetivem a melhoria da qualidade da educação pública.

 

Palavras-chave: Sistema de Avaliação. Educação Básica. Qualidade na educação.

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Biografia do Autor

Eladio José de Góes Brennand, Universidade Federal da Paraíba - UFPB Departamento de Física. Programa de Pós-Graduação em gestão nas Organizações Aprendentes - MPGOA

Professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba e do  Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da UFPB.

Sueli de Oliveira Pimentel, MPGOA/UFPB

Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduada em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica pela Universidade de Pernambuco. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco.

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Publicado

12-04-2018

Como Citar

Brennand, E. J. de G., & Pimentel, S. de O. (2018). O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO: UM DESAFIO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. Gestão &Amp; Aprendizagem, 6(2), 80–91. https://doi.org/10.23179/g&a.v6i2.37217

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa