Políticas de internacionalização de educação ao longo da vida: tensões e aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31379Palavras-chave:
Educação de Adultos ao Longo da Vida. Políticas Internacionais de Educação de Adultos. Educação de Adultos. Educação Superior. Projeto Africanidades.Resumo
O texto tece considerações sobre as recentes políticas internacionais de colaboração na educação de adultos, baseando-se na experiência entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e os Ministérios de Educação de Cabo Verde e de Guiné Bissau para a oferta de curso de aperfeiçoamento, com financiamento do Ministério de Educação brasileiro. Comenta a importância das políticas de colaboração internacional em educação de adultos ao longo da vida, que tentam conciliar objetivos humanistas e emancipatórios e interesses econômicos. Destaca as tendências das Conferências Internacionais organizadas pela UNESCO e dos documentos que defendem a educação dos adultos como direito e mecanismo de inclusão social e como aprendizagens para o mercado de trabalho e a produtividade. Assume-se que a educação ao longo da vida, um novo paradigma educativo, propicia mudanças educacionais de dimensão científica, pragmática e internacional. Estas dimensões, objeto de desafios e de preocupação de instituições internacionais e nacionais, abrem espaços para diálogos, debates, estudos comparados e parcerias, a exemplo do projeto Africanidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-11-2016
Como Citar
Prestes, E. M. da T., & Fialho, M. G. D. (2016). Políticas de internacionalização de educação ao longo da vida: tensões e aprendizagens. Gestão &Amp; Aprendizagem, 5(1). https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31379
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade do periódico Gestão & Aprendizagem do Programa de Pós-graduação Gestão em Organizações Aprendentes sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.