EDUCAÇÃO CORPORATIVA: FERRAMENTA DE IMPULSÃO MOTIVACIONAL NO SETOR BANCÁRIO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v6i1.33300

Palavras-chave:

Educação Corporativa. Motivação. Empresa. Funcionário.

Resumo

Este estudo analisa a política de Educação Corporativa, com o intuito de conhecer a sua contribuição como ferramenta de impulsão motivacional, em relação aos funcionários do setor Bancário na cidade de João Pessoa/PB. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, contando com a participação de bancários das maiores instituições bancárias atuantes no município, os quais foram entrevistados em seus postos de trabalho. Foi realizada também uma vasta pesquisa bibliográfica que embasou todo o texto. Complementando, tivemos que fazer uso de outras ferramentas, como análises diacrônica, do discurso e da conversação, as quais nos levaram a entender que a Educação Corporativa pode ser usada para a retenção de talentos, elevação do nível motivacional e melhoria de resultados nas organizações. Concluímos que a Educação Corporativa pode e deve contribuir positivamente com a vida profissional dos bancários, auxiliando em sua motivação durante toda sua carreira, afetando também, inevitável e positivamente, as instituições bancárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Possui  Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Especialização em EaD (UNIGRAN-EaD-2010), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora Pesquisadora I da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPB, Vice-Coordenadora e Professora  do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da UFPB. Atualmente é a Representante dos Coordenadores do Centro de Educação na Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). É Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa GAES, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas. Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Avaliação do Ensino Superior, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do ensino superior, gestão, pedagogia e educação à distância.

Emanuel Moreira Ferreira, Banco do Nordeste do Brasil

Possui graduação Superior em Tec. De Adm. de Peq. e Medias Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2008) e Letras pela UFPB, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Mestrado em Gestão em Organizações Aprendentes (UFPB/2013). Atualmente é Gerente de Negócios do Banco do Nordeste do Brasil, com mais de 9 anos de experiência em gestão. Possui ainda fluência em inglês e experiência em docência, atuando também como professor em nível Superior na Faculdade Maurício de Nassau (João Pessoa-PB). REGISTRO NO CRA: 0021/PB.

Referências

ALBERTIN, Alberto Luiz e BRAUER, Marcus. Resistência à educação a distância na educação corporativa. Rev. Adm. Pública [online]. 2012, vol.46, n.5, pp. 1367-1389. ISSN 0034-7612. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122012000500009.

ALLEN, Mark. Corporate university handbook: designing, managing, and growing a successful program. New York: Amacom, 2002.

ASSMANN, Hugo (Org.). Redes digitais e a metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005.

BRANDÃO, Giselle Reis. Gestão de pessoas e as universidades corporativas: dois lados da mesma moeda?. Rev. adm. empres. [online]. 2006, vol.46, n.2, pp. 22-33. ISSN 0034-7590. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902006000200003.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 5. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

CORRÊA, Cyntia Cândida. Metodologia da Pesquisa. Disponível em: <http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20120222182921.pdf>. Acesso em: 29 fev. 2012.

CRESPO, Silvio Guedes. O setor bancário brasileiro desbanca o britânico em lucro. 2012. Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2012/07/11/setor-bancario-brasileiro-desbanca-o-britanico-em-lucro/>. Acesso em: 14 abr. 2016.

CRUZ, Daniele. Educação corporativa: A proposta empresarial no discurso e na prática. Educ. rev. [online]. 2010, vol.26, n.2, pp. 317-357. ISSN 0102-4698. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200016.

DIEESE. Desempenho dos bancos 1º semestre de 2012. Disponível em: <http://www.dieese.org.br/esp/desempenhoBanco1Sem2012.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2016.

EBOLI, Marisa. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. 5. ed. São Paulo: Editora Gente, 2004.

______. Universidades corporativas: educação para empresas do século XXI. São Paulo: Schumukler Editores, 1999.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. São José de Estoril: Princípia, 2006.

IPEA. Comunicado da Presidência: transformações na indústria bancária brasileira e o cenário de crise. Brasília: IPEA, 2009.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARTINS, Alexandre; FUERTH, Leonardo Ribeiro. A Educação Corporativa e o processo de requalificação profissional das empresas brasileiras. 2008. Disponível em: <http://www.fsma.edu.br/cadernos/Artigos/V2_artigo04.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2016.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MIRANDA, Leonel. Universidades Corporativas. 2005. Disponível em: <http://www.sinfic.pt/SinficNewsletter/dossier4-universidadecorporativa.html>. Acesso em 20 jan. 2016.

MORAES, Márcia Vilma Gonçalves de. Treinamento e desenvolvimento: educação corporativa. São Paulo: Editora Érica, 2011.

MUNDIM, Ana Paula Freitas; RICARDO, Eleonora Jorge (Orgs.). Educação corporativa: fundamentos e práticas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.

PATON, Rob; PETERS, Geoff; STOREY, John; TAYLOR, Scott. Handbook of corporate university development: managing strategic learning initiatives in public and private domains. Burlington, 2005.

PIRES, Álvaro. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: POUPART, Jean. (Org.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

ROCHA-PINTO, Sandra Regina da; PEREIRA, Cláudio de Souza; COUTINHO, Maria Teresa Correia; JOHANN, Silvio Luiz. Dimensões funcionais da gestão de pessoas. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

SELEME, Roberto Bohlen; MUNHOZ, Antonio Siemsen. Criando universidades corporativas no ambiente virtual. São Paulo: Pearson, 2011.

SILVA, Anielson Barbosa. Como os gerentes aprendem? São Paulo: Saraiva, 2009.

SILVA, Walmir Rufino; RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. Motivação nas organizações. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

SILVERMAN, David. Um livro bom, pequeno e acessível sobre pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2010.

STAREC, Cláudio. Educação corporativa em xeque: até que ponto treinamento é um bom negócio para as organizações?. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Editora, 2012.

SZNELWAR, Laerte Idal. (Org.). Saúde dos bancários. São Paulo: Gráfica Atitude, 2011.

TAKARASHI, Adriana Wunsch Roseli. (Org.) Pesquisa qualitativa em Administração: fundamentos, métodos e usos no Brasil. São Paulo: Atlas, 2013.

VIEIRA, Fábio Henrique Antunes; FRANCISCO, Antônio Carlos de. Etapas da implementação da educação corporativa e seus impactos em empresas brasileiras: um estudo multicaso. Prod. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 296-308. Epub 12-Abr-2012. ISSN 0103-6513. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000018.

VIEIRA, Maria das Graças; MELO, Maria Auxiliadora do Nascimento; PORTO, Telma Sueli de Oliveira. Processo decisório: considerações sobre a tomada de decisões. Curitiba: Juruá, 2011.

Downloads

Publicado

07-06-2017

Como Citar

Guerra, M. das G. G. V., & Ferreira, E. M. (2017). EDUCAÇÃO CORPORATIVA: FERRAMENTA DE IMPULSÃO MOTIVACIONAL NO SETOR BANCÁRIO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. Gestão &Amp; Aprendizagem, 6(1), 71–87. https://doi.org/10.23179/g&a.v6i1.33300

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)