PRODUÇÃO E CORREÇÃO TEXTUAL: DESAFIOS POSSÍVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v7i2.38249Palavras-chave:
Produção textual. Prática docente. Correção textual e plano de intervenção.Resumo
Dentre as inúmeras tarefas do professor, uma das mais importantes é, sem dúvida alguma, o ensino de produção de textos. O trabalho docente sempre se volta para o universo da leitura e da escrita. Sendo assim é nosso dever propiciar situações para a inserção dos alunos nas práticas de leitura e escrita instituídas socialmente. Este artigo visa discutir os mecanismos de produção e correção adotados pelo professor e propor técnicas de produções e de ajustes textuais para que o aluno quando exposto a um trabalho sistemático e sistematizado de leitura e escrita, possa aprender a dominar os recursos linguísticos-discursivos necessários à produção escrita autoral. As fontes científicas utilizadas para o embasamento teórico desta pesquisa foram livros, revistas e internet com autores como Bakthin (1997), Geraldi (2004), Jolibert (1994), Machado (2007), Marcuschi (2001), Matencio (2001), Miller (1998), Moscovici (2003) dentre outros. Para coletas de dados foram utilizados os registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Buscamos compreender o espaço que a escrita ocupa na prática escolar dos alunos do 5º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de Alta Floresta – MT. Observamos que a prática de produção textual na escola é rotineira, no entanto não há um plano de intervenção que atinja todos os alunos. Os resultados indicam que a prática de produção textual nas escolas deve ser repensada tornando-se mais significativa nos seus diversos contextos.
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Referências
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