REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A LUZ DA FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Giselle Pupim Back ISEL: Instituto Superior de Educação Professora Lucia Dantas

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.39292

Palavras-chave:

Educação. Representação social. Prática Pedagógica.

Resumo

Objetiva estudar as representações sociais a luz da formação continuada na Escola Estadual Manoel Bandeira de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso, trazendo a reflexão de como essas representações sociais interferem diretamente na construção de nossa identidade profissional.  Permitindo essa consideração a respeito dos programas desenvolvidos nas formações continuadas, torna-se relevante para o campo acadêmico educacional. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, usando o método dialético através de uma pesquisa participante.  As fontes científicas utilizadas para o embasamento teórico desta pesquisa foram livros, revistas e Internet com autores como Falsarella (2004), Freitas (2007), Perrenoud (2000), Nóvoa (1991), Freire (1991), Luckesi (1994), Libâneo (2005), Guareschi (1994), Moscovici (1978) e Jodelet (2002). Os resultados indicam que as representações sociais dos profissionais constituem a identidade da escola e perpassando pela didática de cada um. Também configuramos o grupo sendo predominantemente feminino e autodenominado branco. Os profissionais idealizam a formação docente e continuada como suporte para suas atividades diárias, mas no momento esse tipo de formação não satisfaz essas necessidades reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Pupim Back, ISEL: Instituto Superior de Educação Professora Lucia Dantas

Mestranda em Educação pelo Instituto Superior de Educação Professora Lucia Dantas (ISEL), Pós-graduação em Interdisciplinaridade. E-mail: giselle.pupim@gmail.com

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisas quantitativas e qualitativas. São Paulo: Pioneira, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 6.755/2009,que institui a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério de Educação Básica. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/1996,que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.172/2001,que estabelece o Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano decenal educação para todos. Brasília: MEC, 1993.

BRASIL. Secretaria de Educação e Cultura. Política de formação dos profissionais da educação básica de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC, 2010.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 01 set. 2013.

COSTA, Marisa Vorraber et al. O Currículo nos Limiares do Contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A editora, 1999.

DAY, C.; ELLIOT, B.; KINGTON, A. Reform, standards and teacher identity: Challenges of sustaining commitment. Teaching and Teacher Education, v.21, p.563-577, 2005.

FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas: Autores Associados, 2004.

FERRAZ, C. H. A privatização do vocabulário docente. Bacharelado em Psicologia Social. Universidade Federal de Pernambuco. 1993.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa; VARLOTTA, Yeda Maria da Costa. As Representações Sociais de Professores do Ensino Médio. Estudos em Avaliação Educacional, v.15, n.30, p. 17-28. jul-dez. 2004.

GIROUX, H. Teoria Crítica e política cultural: para além das teorias de reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986.

GODOY, A. S. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 3, n. 2, p. 81-89, maio/ago. 2005.

JACQUES. Maria da Graça Corrêa et al. Psicologia Social Contemporânea: livro-texto. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

JODELET, D. (Org.). Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001, p. 17-44.

JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e representações sociais. In: Guareschi, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 53-72.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1990.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MATO GROSSO. Secretaria de Educação e Cultura. Parecer orientativo/2011 Projeto Sala de Educador. Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Cuiabá: SEDUC, 2011.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992A.

NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação. n.4, p. 109-139, 1991.

PROJETO Sala de Educador. SUFP/SEDUC/MT. Cuiabá, 2011.

QUANTO vale ou é por quilo? Direção e Roteiro: Sérgio Bianchi. Estúdio: Agravo Produções Cinematográficas S/C Ltda. Distribuição: Riofilme Produção: Patrick Leblanc e Luís Alberto Pereira Fotografia: Marcelo Copanni Desenho de produção: Jussara Perussolo Direção de arte: Renata Tessari Figurino: Carol Lee, David Parizotti e Marisa Guimarães Edição: Paulo Sacramento, 2005.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do Português e Interatividade. Santa Maria: Editora da UFSM, 2000.

ROUSSEAU, J.J. As confissões. v. 2. Trad. Rachel de Queiroz. 2. ed. São Paulo: Atena, 1959.

SIRVENT, Maria Teresa. Educação Comunitária: experiência do Espírito Santo. São Paulo: Brasiliense S.A. 1984.

SHULMAN, L. Theory, Practice, and the Education of Professional. The Elementary School Journal, v.98, n.5, 511-526. 1998.

SLOAN, K. Teacher identity and agency in school worlds: beyond the all-good/all-bad discourse on accountability-explicit curriculum policies. Curriculum Inquiry, v.36, n.2, p.119-152. 2006.

VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Interaction between learning and development (M. Lopez-Morillas, Trans.). In: COLE, M. et al. (Eds.). Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press. 1978. p. 79-91.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

04-06-2018

Como Citar

Back, G. P. (2018). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A LUZ DA FORMAÇÃO CONTINUADA. Gestão &Amp; Aprendizagem, 7(1), 112–126. https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.39292

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa