UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL HABERMASIANA

mímesis pedagógica, ética e emancipação

Autores

  • Ginaldo Alves Pereira
  • Anderson de Alencar Menezes

Resumo

O propósito de uma pedagogia, baseada na filosofia habermasiana, é construir formas de experiência e racionalidade na vida cotidiana, superando conflitos e construindo a capacidade de compreensão entre os sujeitos. A educação seria mais produtiva e criticamente transformadora, se transmitisse menos, transmitisse ideias prontas e buscasse desenvolver o raciocínio dos indivíduos, numa postura de cidadãos éticos capazes de compreender por meio da linguagem. A compreensão mútua sobre o conhecimento é o grande telos da pedagogia, não se trata de ter mais informação ou melhor raciocínio. A educação tem um fundamento mais mimético, as imagens mentais desempenham um papel essencial na aprendizagem, pois não se trata de uma simples transmissão de informações, mas de uma compreensão ampla da existência e da vida social, sem perder a noção de subjetividade. A sala de aula é um espaço aberto para despertar a partir de imagens representativas da realidade, o desenvolvimento cultural é um fator único na perspectiva educacional habermasiana.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

Alves Pereira, G., & de Alencar Menezes, A. (2022). UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL HABERMASIANA: mímesis pedagógica, ética e emancipação. Gestão &Amp; Aprendizagem, 10(2), 4–19. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65129

Edição

Seção

Dossiê