MULTIDIMENSIONALIDADE, INTERLOCUÇÃO E INTERAÇÃO DIALÓGICA NA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Resumo
A Educação em Direitos Humanos (EDH) tem como objetivo amplo a formação de uma sociedade solidária, para tanto, adota práticas educativas multidimensionais, na articulação entre sujeitos, saberes e metodologias. Partindo de tais ideias, este artigo busca responder a seguinte pergunta: quais princípios que estruturam a multidimensionalidade da educação em direitos humanos, para a formação de uma sociedade solidária, podem ser formulados a partir das condições de entendimento dialógico presentes no mundo da vida? O estudo desenvolve-se em uma perspectiva teórica e abordagem dedutiva, com o uso da revisão de literatura. Inicialmente, apresenta-se o conceito de educação como processo dialógico e multidimensional para, em seguida, indicar o sentido de multidimensionalidade na EDH. Na segunda parte, trata-se dos princípios estruturantes EDH, a partir da ideia de solidariedade como interlocução e diálogo. Ao final, compreende-se que a estrutura dialógica do mundo da vida serve de fundamento para os princípios: interlocução de saberes e da interação dialógica entre sujeitos. Tais princípios orientam as práticas multidimensionais para além do conhecimento técnico-científico, incluindo aspectos normativos-sociais e subjetivos, através de práticas educativas baseadas no diálogo e na crítica reflexiva, que leva à formação de sujeitos comprometidos com o respeito à diferença e à coordenação social através do entendimento.
Palavras-Chave: Multidimensionalidade; Educação em Direitos Humanos; Diálogo.