GESTÃO ESCOLAR E HABERMAS
o consenso no contexto da tomada de decisão
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o panorama de uma pesquisa realizada como dissertação de mestrado intitulada Consenso na gestão escolar: contribuições para o exercício democrático, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação POSEDUC/UERN, cujo foco principal foi refletir de que maneira o consenso, na perspectiva de Jürgen Habermas, contribui para o exercício da gestão escolar democrática, assumindo como contexto o processo de tomada de decisão. Contou como colaboradores, a equipe gestora de uma escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Mossoró-RN, formada por quatro profissionais: diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico e coordenador financeiro. Com abordagem qualitativa, o desenho metodológico foi delineado com base nos seguintes procedimentos: a) mapeamento bibliográfico realizado nos portais de periódicos da BDTD e da CAPES; b) questionário on-line via Google Forms; c) Grupo Reflexivo Remoto. Para reflexão analítica sobre as informações construídas, foram utilizados os eixos orientadores Formação e ingresso na função e Tomada de decisão e, como categorias: I) gestão democrática; II) tomada de decisão; III) consenso. Esta pesquisa evidenciou que a gestão escolar democrática se configura em um ambiente orientado pela razão comunicativa, em que são priorizadas a participação e a autonomia dos sujeitos. Diante disso, foi possível constatar, a partir das falas dos sujeitos colaboradores, que as reuniões de tomada de decisão aconteciam essencialmente para comunicar decisões já tomadas pelo núcleo gestor e realizarem acertos quanto aos encaminhamentos, denominados pela autora, de acordos, mas que não se aproximavam do consenso na perspectiva habermasiana.
Palavras-chave: Gestão escolar democrática; Consenso; Tomada de decisão.