A EDUCAÇÃO NOS QUILOMBOS
uma releitura habermasiana
Resumo
O ensaio busca refletir sobre as violências e silenciamentos sofridas em territórios quilombolas, considerando esses como espaços de aprendizagem e tendo a Teoria da Ação Comunicativa (TAC) como abordagem epistemológica. Esse incurso será realizado com base na relevante atuação do Movimento Negro, como agente educador e reflexivo na resistência a violência e enfrentamento aos silenciamentos históricos e culturais. As ideias norteadoras da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas serão balizadoras para as discussões apresentadas, a partir de uma metodologia de cunho hermenêutico-interpretativa das informações. O texto considera o percurso de educação pensada em aspectos multiculturais que foram aflorados com a implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e como se efetiva a educação nos quilombos do Brasil. Dessa forma, justifica-se ao sinalizar questões urgentes, com vistas para uma educação plural e emancipadora.
Palavras-chave: Habermas; Educação Escolar Quilombola; Violência; Aprender; Emancipação.