A EDUCAÇÃO NOS QUILOMBOS

uma releitura habermasiana

Autores

  • Jaquicilene Ferreira da Silva Alves

Resumo

O ensaio busca refletir sobre as violências e silenciamentos sofridas em territórios quilombolas, considerando esses como espaços de aprendizagem e tendo a Teoria da Ação Comunicativa (TAC) como abordagem epistemológica. Esse incurso será realizado com base na relevante atuação do Movimento Negro, como agente educador e reflexivo na resistência a violência e enfrentamento aos silenciamentos históricos e culturais. As ideias norteadoras da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas serão balizadoras para as discussões apresentadas, a partir de uma metodologia de cunho hermenêutico-interpretativa das informações. O texto considera o percurso de educação pensada em aspectos multiculturais que foram aflorados com a implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e como se efetiva a educação nos quilombos do Brasil. Dessa forma, justifica-se ao sinalizar questões urgentes, com vistas para uma educação plural e emancipadora.

 

Palavras-chave: Habermas; Educação Escolar Quilombola; Violência; Aprender; Emancipação.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

Ferreira da Silva Alves, J. . (2022). A EDUCAÇÃO NOS QUILOMBOS: uma releitura habermasiana. Gestão &Amp; Aprendizagem, 11(1), 26–42. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65138

Edição

Seção

Dossiê