MEMÓRIA E VERDADE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE DOCENTES NA UFPB
Resumo
A aproximação de docentes universitários com o tema da memória e da verdade se situa no contexto de redemocratização após o país ter passado 21 anos sob um regime autoritário militar. Na sociedade democrática a reparação e o restabelecimento da memória e verdade são parte da reconstrução democrática, uma vez que a herança autoritária continua a atravessar a sociedade e instituições. Esse texto pretende apresentar o resultado de uma pesquisa documental realizada nos currículos Lattes dos docentes da Universidade Federal da Paraíba que realizam ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão no tema do direito à memória e à verdade. Utiliza como arcabouço teórico, a teoria crítica da sociedade, a perspectiva da racionalidade comunicativa e a educação para o nunca mais. O texto reflete a produção docente como parte da educação em direitos humanos na educação superior e contribuição à justiça de transição.
Palavras Chaves: Direito à Verdade; Memória; História; Educação em Direitos Humanos.