MEMÓRIA E VERDADE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE DOCENTES NA UFPB

Autores

  • Erick Dougllas dos Santos
  • Maria de Nazaré Tavares Zenaide
  • José Cleudo Gomes

Resumo

A aproximação de docentes universitários com o tema da memória e da verdade se situa no contexto de redemocratização após o país ter passado 21 anos sob um regime autoritário militar. Na sociedade democrática a reparação e o restabelecimento da memória e verdade são parte da reconstrução democrática, uma vez que a herança autoritária continua a atravessar a sociedade e instituições. Esse texto pretende apresentar o resultado de uma pesquisa documental realizada nos currículos Lattes dos docentes da Universidade Federal da Paraíba que realizam ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão no tema do direito à memória e à verdade. Utiliza como arcabouço teórico, a teoria crítica da sociedade, a perspectiva da racionalidade comunicativa e a educação para o nunca mais. O texto reflete a produção docente como parte da educação em direitos humanos na educação superior e contribuição à justiça de transição.

 

Palavras Chaves: Direito à Verdade; Memória; História; Educação em Direitos Humanos.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

Dougllas dos Santos, E. ., de Nazaré Tavares Zenaide, M. ., & Cleudo Gomes , J. (2022). MEMÓRIA E VERDADE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE DOCENTES NA UFPB. Gestão &Amp; Aprendizagem, 11(1), 57–83. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65140

Edição

Seção

Dossiê