RACIONALIDADE COMUNICATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE
mapeando pesquisas no campo da educação
Resumo
A Teoria do Agir Comunicativo (TAC), desenvolvida pelo filósofo alemão Jürgen Habermas, apresenta-se como um marco ontológico ao propor a ação comunicativa como uma alternativa epistemológica à ação puramente instrumental, de base monológica e estratégica. Por seu caráter emancipatório, crítico e interdisciplinar, a TAC, ao sustentar-se a partir de uma racionalidade comunicativa, estruturada por uma perspectiva intersubjetivista de compartilhamento de conhecimentos, tem apresentado possibilidades de diálogo com o campo da Educação, destacando-se a área de formação de professores. Os processos de formação, assim como a ação comunicativa, relacionam-se a aspectos da cultura e das estruturas de poder da esfera educacional. Portanto, abarcam relação de interação social entre agentes educacionais, o que possibilita levar em consideração a participação ativa desses indivíduos nos espaços comunicativos promovidos pela esfera escolar. Nesse sentido, este artigo, de base bibliográfica, apresenta como objeto de estudo contribuições da racionalidade comunicativa para o estudo sobre formação docente. Tem-se como objetivo mapear pesquisas realizadas na pós-graduação strict sensu, no período de 2010 a 2020, que revelem categorias teóricas acionadas nos estudos sobre formação do professor e racionalidade comunicativa, no âmbito da Educação Básica. O itinerário metodológico parte de uma pesquisa de revisão sistemática de literatura no repositório digital de dissertações e de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a finalidade de realizar uma sistematização de produções, que apresentem implicações com a perspectiva emancipatória e multirreferencial da TAC. Espera-se com esta pesquisa constituir um corpus em relação aos estudos habermasianos no campo educacional, por uma vertente reflexiva, crítica e compreensiva a respeito das temáticas acionadas e contribuir para a realização de novos conhecimentos embasados na TAC.
Palavras-chave: Teoria do Agir Comunicativo; Formação docente; Revisão Sistemática de Literatura; Nvivo.