CONSENSO HABERMASIANO E GESTÃO ESCOLAR
panorama das produções acadêmicas (2009-2019)
Resumo
Este artigo traz um recorte da dissertação intitulada “Consenso na gestão escolar: contribuições para o exercício democrático”, texto de autoria de Moura (2021), sob a orientação do professor Joaquim Gonçalves Barbosa, que teve como objetivo principal refletir de que maneira o consenso, na perspectiva de Jürgen Habermas, contribui para o exercício da gestão democrática, assumindo como contexto o processo de tomada de decisão. A investigação foi realizada em parceria com a equipe gestora – integrada por diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico e coordenador financeiro - tendo como campo empírico uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da Rede Estadual localizada na região urbana da Cidade de Mossoró-RN. A metodologia da produção em questão centrava-se na perspectiva qualitativa, utilizando três recursos metodológicos, no entanto, nesta proposta apresentaremos o resultado do mapeamento bibliográfico realizado nos portais de periódicos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesta busca foram utilizados os seguintes descritores e recursos booleanos: (“CONSENSO” OR “HABERMAS”) AND (“GESTÃO ESCOLAR” OR “GESTÃO DEMOCRÁTICA”). Após a utilização de filtros específicos e de um espaço temporal dos últimos dez anos (2009-2019), ainda foi preciso elaborar alguns critérios de refinamento, sendo: a) consideráveis; b) não consideráveis; para identificar trabalhos na área da Gestão Educacional que contemplem (ou não) a Ação Comunicativa ou o consenso em Jürgen Habermas. E como resultado desta triagem, temos as seguintes teses e dissertações: Bianchini (2011), Caires (2010), Pinheiro (2010 e 2017), Gomes (2013) e Góes (2019). Esses estudos serviram como referências para compreender um pouco sobre o que se discutia no âmbito acadêmico sobre os aspectos que fundam a gestão escolar democrática e dos pressupostos habermasianos.
Palavras-chave: Gestão escolar democrática; Jürgen Habermas; Consenso.