MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Rafael Rossi Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMS em Campo Grande - MS.

Resumo

O presente artigo é instrumento pelo qual propomos uma reflexão necessária entre o materialismo histórico dialético e a educação do campo, ou melhor, em sua contribuição com a educação que vem sendo desenvolvida pela classe trabalhadora. Este conceito ainda em construção possui forte vinculação e determinação ontológica com as lutas de classes, os embates e conflitos que se materializam no espaço agrário e repercutem também na territorialidade imaterial dominante do agronegócio, inserido na lógica concentradora do modo de produção capitalista. Deste modo, é preciso recuperar constantemente uma reflexão coletiva e urgente sobre as contribuições marxistas e marxianas com relação ao materialismo histórico dialético e compreender como suas formulações e raciocínio permitem desmistificar discursos, reforçar e refinar pesquisas e empoderar a classe trabalhadora em seu processo emancipatório.

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Publicado

2014-12-06

Edição

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Artigos