AVENTURA, LIBERDADE, DESAFIOS, EMOÇÃO: os tons do apelo ao consumo do risco-aventura
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo entender o papel da mídia na co-construção de sentidos sobre o risco-aventura e os efeitos ideológicos da associação entre texto e imagem, em anúncios veiculados em revistas. Para tanto, tomamos por foco anúncios que se reportavam especificamente ao risco-aventura, definido de modo a incluir os componentes aos quais a literatura dá destaque, ao referir-se a risco, radicalismo ou aventura. O corpus incluiu anúncios veiculados no período de 1968 a 2003, em uma amostra de 212 exemplares da revista Veja, escolhida por ser uma das mais antigas e por ter um índice de circulação alto. A análise destacou dois aspectos: as estratégias de endereçamento a potenciais consumidores de risco-aventura e os tons do apelo ao consumo de atividades relacionadas à aventura. Conclui-se que, juntamente com os anúncios, são legitimados estilos de vida que, em grande parte, respondem ao ideário contemporâneo da individualização. Palavras-chave: risco-aventura; publicidade; consumismo; mídia.Downloads
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Publicado
18.12.2012
Como Citar
Spink, M.-J. (2012). AVENTURA, LIBERDADE, DESAFIOS, EMOÇÃO: os tons do apelo ao consumo do risco-aventura. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (37). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/13251
Edição
Seção
Nº 37 - DOSSIÊ RISCO