A construção da imagem do Brasil no exterior e a diplomacia midiática no governo Lula
Resumo
Este trabalho parte de uma reflexão sobre o cenário internacional marcado pela revolução tecnológica e pelos meios de comunicação globais para um debate sobre o conceito e a prática da Diplomacia Midiática no governo Lula, tendo em vista a construção de uma imagem positiva do Brasil no exterior. A análise do contexto da Sociedade de Informação possibilita discutir a mídia como instrumento político de controle, constrangimento, intervenção e negociação no cenário internacional. Para isso, foram utilizadas fontes documentais oficiais da administração federal, bibliografia específica e pesquisa in loco junto à Secretaria de Comunicação da Presidência da República e a Assessoria de Imprensa do Gabinete do Itamaraty. Tendo em vista os dados coletados, observou-se que o governo Lula utilizou estrategicamente os recursos de diplomacia midiática com o intuito de promover uma percepção internacional favorável do Brasil. Palavras-chaves: Diplomacia, Mídia, Relações Internacionais, Secretaria de Comunicação da Presidência da República - Secom/PR. Abstract This paper presents a refl ection on the international scene marked by the technological revolution and the global media for a discussion on the concept and practice of media diplomacy. The analysis of the context of the Information Society enables discuss the role of the great global communication networks as tools of control, embarrassment, intervention and negotiation in the international arena. It discusses also the international communication in foreign aff airs during the administration of President Lula (2003-2010), having as object the composition of Communication Secretariat of the Presidency, the relationship of this with the departments of the Ministry foreign policy and how international communication impacted on foreign policy strategies. For this, we used offi cial documentary sources of the federal administration. Given the data collected, it was observed that Lula da Silva used the resources of media diplomacy to promote the image of Brazil abroad. Keywords: Diplomacy, Media, International Relations, Communication Secretariat of the Presidency -Secom/PR.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29.01.2015
Como Citar
Nogueira, S. G., & Burity, C. (2015). A construção da imagem do Brasil no exterior e a diplomacia midiática no governo Lula. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(41). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/16781
Edição
Seção
ARTIGOS