A CIDADE DOS ADULTOS OCUPADA PELAS CRIANÇAS: a ressignificação infantil dos espaços urbanos a partir de Catingueira – Paraíba

Autores

  • Patrícia Oliveira Santana dos Santos Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Antonio Luiz da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

As cidades foram feitas para abarcar a pluralidade humana. Contudo, de sua criação à sua administração, elas pautam-se num ideário politicamente excludente da participação de algumas faixas geracionais. Neste artigo, buscando entender a contribuição infantil na ocupação urbana, serão sistematizados dados de algumas pesquisas realizadas em Catingueira, na Paraíba, ao longo da última década. Tomando-a como base, será mostrado que seus espaços de sociabilidade são construídos adultocentricamente. E embora estejam ocupando-a e estabelecendo na cidade suas relações sociais cotidianas, frequentemente as crianças não são consultadas nem chamadas para os debates ou para as decisões primordiais que envolvem suas vidas. Apesar disso, evidencia-se que elas não se quedam passivas, mas procuram se apossar de muitos dos espaços adultos, dando a eles novos significados sociais. Por fim, o artigo defende um acordo democrático no gerenciamento das cidades, de modo que se tornem verdadeiros espaços de inclusão, não apenas das crianças, mas de todos os grupos etários do município.

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Publicado

23.02.2016

Como Citar

Santos, P. O. S. dos, & Silva, A. L. da. (2016). A CIDADE DOS ADULTOS OCUPADA PELAS CRIANÇAS: a ressignificação infantil dos espaços urbanos a partir de Catingueira – Paraíba. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(43). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/24136

Edição

Seção

Nº 43 - DOSSIÊ CRIANÇAS: UM ENFOQUE GERACIONAL