A ESCOLA COMO TRABALHO NA VIDA DAS CRIANÇAS
Resumo
Crianças com idade entre 8 e 11 anos, pesquisadas por meio de uma etnografia realizada em uma escola pública no Sul do Brasil, revelaram que as vivências escolares presentes em sala de aula e a formatação dada pelas atividades regulatórias, diárias e anuais, sustentavam um dos sentidos que atribuíam à escola, definindo-a como obrigação e dever, espaço onde suas ideias eram pouco questionadas. Suas falas ressaltam, ainda, a percepção de uma equivalência entre as atividades de estudar, tarefa obrigatória para as crianças, e de trabalhar, função obrigatória dos adultos, sendo a diferença os modos de fazer. Esses dados demonstram que as crianças intuem que ocupam uma posição no quadro social e geracional e visibilizam o debate sobre práticas educacionais, concepções de infância, sentidos da escola e do trabalho na contemporaneidade.Downloads
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Publicado
23.02.2016
Como Citar
Pretto, Z., Lago, M. C. de S., & Arend, S. M. F. (2016). A ESCOLA COMO TRABALHO NA VIDA DAS CRIANÇAS. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(43). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/24783
Edição
Seção
Nº 43 - DOSSIÊ CRIANÇAS: UM ENFOQUE GERACIONAL