A ESCOLA COMO TRABALHO NA VIDA DAS CRIANÇAS

Autores

  • Zuleica Pretto Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Mara Coelho de Souza Lago Departamento de Psicologia - UFSC
  • Silvia Maria Fávero Arend Departamento de História - UDESC

Resumo

Crianças com idade entre 8 e 11 anos, pesquisadas por meio de uma etnografia realizada em uma escola pública no Sul do Brasil, revelaram que as vivências escolares presentes em sala de aula e a formatação dada pelas atividades regulatórias, diárias e anuais, sustentavam um dos sentidos que atribuíam à escola, definindo-a como obrigação e dever, espaço onde suas ideias eram pouco questionadas. Suas falas ressaltam, ainda, a percepção de uma equivalência entre as atividades de estudar, tarefa obrigatória para as crianças, e de trabalhar, função obrigatória dos adultos, sendo a diferença os modos de fazer. Esses dados demonstram que as crianças intuem que ocupam uma posição no quadro social e geracional e visibilizam o debate sobre práticas educacionais, concepções de infância, sentidos da escola e do trabalho na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuleica Pretto, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado (2003) e doutorado (2015) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professora efetiva do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina. Coordena o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Existencialista Sartreana, na mesma Universidade.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em temas como: constituição do sujeito, infâncias, gerações, estudos de gênero; territorialidades, intervenção psicoterapêutica, em grupos e em diferentes contextos sociais.

Mara Coelho de Souza Lago, Departamento de Psicologia - UFSC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1967), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, atuando como docente voluntária no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos temas gênero, gerações, subjetividades, modos de vida, com enfoque interdisciplinar. Participa da coordenação do Instituto de Estudos de Gênero - IEG/UFSC. Participa da coordenação editorial da Revista Estudos Feministas.

Silvia Maria Fávero Arend, Departamento de História - UDESC

possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É professora dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É líder do grupo de pesquisa/CNPq Relações de Gênero e Família, da UDESC. É membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Feministas e da Revista Tempo e Argumento. Participa do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC). Entre 2004 e 2006, foi diretora da ANPUH-SC. Realizou estágio pós-doutoral na Fondation Nationale des Sciences Politiques (Sciences Po - Paris), no Centre d Études Européennes. Atualmente, é Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, do Centro de Ciências Humanas e da Educação, da UDESC.Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Família e da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: família, relações de gênero, políticas sociais para infância e juventude, imprensa e poder judiciário.

Downloads

Publicado

23.02.2016

Como Citar

Pretto, Z., Lago, M. C. de S., & Arend, S. M. F. (2016). A ESCOLA COMO TRABALHO NA VIDA DAS CRIANÇAS. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(43). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/24783

Edição

Seção

Nº 43 - DOSSIÊ CRIANÇAS: UM ENFOQUE GERACIONAL