AS CONTRATAÇÕES NA INDÚSTRIA NAVAL EM RIO GRANDE – RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Ana Paula Ferreira D'Avila Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Maria Aparecida Bridi Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Resumo

O presente artigo tem como pano de fundo a questão do desenvolvimento e reativação da indústria naval no Brasil. Precisamente, o objeto deste estudo é o Polo Naval e Offshore de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A construção do Polo Naval e Offshore começou em agosto de 2006, com as obras de instalação do dique seco. Em 2007, a indústria naval foi inserida nos objetivos do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, com o papel de renovar a frota da Transpetro, a qual passou a priorizar as licitações de petroleiros de grande porte para estaleiros brasileiros. O Polo Naval foi inaugurado em 2010, e sua estrutura compreende atualmente três estaleiros (Estaleiros Rio Grande 1 e 2, e Honório Bicalho). Com uma metodologia que envolveu a realização de entrevistas de caráter exploratório, visita guiada a um estaleiro, participação em palestra, e dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e da Relação Anual de Informações Sociais, analisou-se o padrão de contratação da força de trabalho durante os anos de 2013 e 2014, e identificou-se elevada rotatividade e formas flexíveis de contratação, e as consequências, para os trabalhadores, decorrentes da dinâmica de trabalho que se estabeleceu no Polo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira D'Avila, Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora do Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade (GETS).

Maria Aparecida Bridi, Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Socióloga. Doutora em Sociologia. Professora do Departamento de Ciências Sociais (DECISO) e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPR (PPGS). Coordenadora do Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade (GETS)

Downloads

Publicado

23.02.2016

Como Citar

D’Avila, A. P. F., & Bridi, M. A. (2016). AS CONTRATAÇÕES NA INDÚSTRIA NAVAL EM RIO GRANDE – RIO GRANDE DO SUL. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(43). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/26313