UM CIRCUITO CHAMADO DESEJO: notas sobre os pontos de pegação em João Pessoa

Autores

  • Thiago de Lima Oliveira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O texto apresenta resultados de uma pesquisa etnográfica desenvolvida em locais e com pessoas que compõem um circuito de trocas eróticas, afetivas e sexuais chamado de pegação. Durante a pesquisa acompanhou-se colaboradores em locais onde buscavam parcerias eróticas e sexuais de modo a tentar compreender como produzem e significam tais espaços. A partir da noção de redes conformada por circuitos, apresenta-se o modo como expectativas de encontro e trocas possibilitam um modo específico de espacialização da cidade. Os circuitos que conformam a rede podem ser definidos a partir de domínios e modelos de relação que, embora se entrecruzem e sobreponham constantemente, configuram maneiras específicas de entender os significados produzidos na experiência. As análises sinalizam para o modo como o espaço e os marcadores sociais da diferença estão imbricados, produzindo relações e significações mútuas a partir de economias eróticas que valorizam e (re)produzem expectativas sobre gênero, raça, classe e gerações, a partir de estratégias de diferenciação e fragmentação do espaço para públicos e interesses diferenciados. Palavras-chave: Circuito. Cidade. Pegação. Performance de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Lima Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Antropologia (PPGA-UFPB); bacharelado em Tradução (CTrad-Ufpb). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnografias Urbanas (Guetu-UFPB).

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

Oliveira, T. de L. (2016). UM CIRCUITO CHAMADO DESEJO: notas sobre os pontos de pegação em João Pessoa. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(44). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/26763