RETRATOS SOCIOLÓGICOS DO MARACATU DE BAQUE SOLTO: Percursos, disposições, práticas e variações culturais

Autores

  • José Roberto Feitosa de Sena Faculdade Elo (Recife-PE)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2019v1n50.43469

Resumo

O presente texto, resultado de uma pesquisa doutoral, pretende colaborar para reflexão sociológica sobre a necessidade de abordagens em escala individual aplicadas aos estudos de cultura popular investigando os atores do Maracatu de Baque Solto, manifestação oriunda das classes populares em Pernambuco. Tentando pensar a cultura popular sob a perspectiva disposicionalista e contextualista, a pesquisa traz à baila o caso dos indivíduos visando observá-los/analisá-los em diferentes contextos da ação, refazendo suas trajetórias sociais a fim de analisar, em nível diacrônico-sincrônico, suas ações plurais e variações culturais. Tal objetivo foi possível com a aplicação dos retratos sociológicos de indivíduos, a partir da reconstrução de suas trajetórias de vida nos mais variados e contínuos processos plurais de socialização. Essa abordagem se embasa, principalmente, na perspectiva teórico-metodológica de Bernard Lahire e nos casos de aplicação/atualização desta na sociologia lusófona, especialmente portuguesa. A investigação aprofundada em escala individual não negligencia os demais níveis e é pertinente para a percepção das micromobilidades, hibridismos, circularidades culturais e variações inter e intraindividuais. O artigo apresenta uma discussão teórico-metodológica sistemática e, ao final, um dos retratos sociológicos resultantes da pesquisa. Palavras-Chave: Retratos sociológicos. Sociologia disposicionalista. Ator plural. Cultura popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Feitosa de Sena, Faculdade Elo (Recife-PE)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (PPGS/UFPB), mestre em Ciências das Religiões (PPGCR/UFPB) com mestrado-sanduíche na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Religiosidade - Religare (UFPB) e do Grupo de Estudos em Sociologia Disposicionalista - Bernard Lahire e seus interlocutores (UFPB). Membro da Associação Brasileira de História das Religiões - ABHR. Concentra seus estudos e pesquisas nos temas da religiosidades, culturas populares e sociologia em escala individual. Em 2017 atuou como bolsista do Programa Doutorado-Sanduíche no Exterior - PDSE/Capes desenvolvendo estágio de doutoramento no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Portugal). Professor da Faculdade Elo (Recife).

Downloads

Publicado

20.11.2019

Como Citar

Sena, J. R. F. de. (2019). RETRATOS SOCIOLÓGICOS DO MARACATU DE BAQUE SOLTO: Percursos, disposições, práticas e variações culturais. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(50), 120–137. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2019v1n50.43469

Edição

Seção

Nº 50 DOSSIÊ SOCIOLOGIA(S) EM ESCALA INDIVIDUAL