CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E O CUIDADO EM SAÚDE

subvertendo estruturas de desigualdade

Autores

  • Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos Universidade de Brasília
  • Bruna Carvalho Barros Rosa Nobre Fundação Oswaldo Cruz
  • Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti Universidade de Brasília
  • Sílvia Maria Ferreira Guimarães Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2020v1n52.51503

Resumo

As trabalhadoras catadoras de materiais recicláveis são fundamentais na promoção de ações sustentáveis para a proteção do meio ambiente, apesar de viverem num cenário de precarização da vida. Diante disso, este artigo tem como objetivo compreender o contexto de vida e o cuidado em saúde dessas mulheres na lida cotidiana. Este estudo revela o universo dessas trabalhadoras informais organizadas em uma associação com sede em Ceilândia (DF). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as catadoras, sendo complementada pela observação de suas atividades cotidianas no galpão de triagem de materiais recicláveis. Os achados apontam para questões marcantes relativas a: precariedade do trabalho na lógica da reestruturação produtiva do capital; opressões das mulheres na perspectiva interseccional de raça, gênero e classe; as dificuldades do acesso aos serviços oficiais de saúde. Especialmente, é discutido também as experiências relacionadas à assistência à saúde e à rede popular de compartilhamento do cuidado como forma de resistência.

Palavras-chave: Trabalho. Catadoras de materiais recicláveis. Sociabilidades. Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos, Universidade de Brasília

Doutorando em Ciências e Tecnologias em Saúde da Universidade de Brasília (UnB) e professor de Saúde Coletiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Campus Águas Lindas.

Bruna Carvalho Barros Rosa Nobre, Fundação Oswaldo Cruz

Bacharela em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília. Pós-graduanda em Saúde Coletiva na Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/ Brasília.

Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti, Universidade de Brasília

Doutora em Desenvolvimento Sustentável e Professora da Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS/UnB.

Sílvia Maria Ferreira Guimarães, Universidade de Brasília

Doutora em Antropologia e Professora da Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia – DAN/UnB.

Publicado

08.10.2020

Como Citar

Vasconcelos, J. P. R., Bruna Carvalho Barros Rosa Nobre, Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti, & Sílvia Maria Ferreira Guimarães. (2020). CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E O CUIDADO EM SAÚDE: subvertendo estruturas de desigualdade. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(52), 141–159. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2020v1n52.51503