“NÓS QUEREMOS DESENHAR!”

possibilidades de participação e produção de dados em uma pesquisa com crianças moçambicanas

Autores

  • Marina Di Napoli Pastore Instituto Superior de Ciências de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2022v1n57.60032

Resumo

Numa das comunidades ao sul de Moçambique, num lugar caracterizado principalmente pelas faltas de acesso e violação de direitos, as crianças assumem o protagonismo e a participação social a partir de suas criações artísticas, sendo o foco deste artigo. O desenho, compreendido como ferramenta metodológica e de ação das crianças, ocupa um lugar significativo e de entendimento da vida social, em coletivo, permitindo que as crianças abordem questões sobre seu dia a dia de maneira reflexiva, permeando os mundos em que as crianças se inserem. A partir de um trabalho etnográfico entre os anos de 2017 e 2018 na comunidade de Mabotine, Maputo, Moçambique, este artigo apresenta alguns dos desenhos feitos pelas crianças, em momentos da pesquisa, e sua relação com as percepções socioculturais, políticas e históricas, em reflexões e compreensões próprias e partilhadas.

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Biografia do Autor

Marina Di Napoli Pastore, Instituto Superior de Ciências de Saúde

Docente no Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), Maputo (Moçambique). Terapeuta ocupacional, mestre e doutora em Terapia Ocupacional pelo PPGTO da UFSCar. Pós-doutora em Antropologia pelo PPGA da UFPB. Pesquisadora no grupo CRIAS-UFPB e no Núcleo Amanar (Casa das Áfricas).

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Publicado

09.01.2023

Como Citar

Di Napoli Pastore, M. (2023). “NÓS QUEREMOS DESENHAR!”: possibilidades de participação e produção de dados em uma pesquisa com crianças moçambicanas. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(57). https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2022v1n57.60032

Edição

Seção

N ° 57 OS DESENHOS DAS CRIANÇAS NOS ESTUDOS DA INFÂNCIA